Especialista dá dicas para ter destaque nas entrevistas virtuais de emprego

Devido à recomendação pelo isolamento social, empresas têm optado pelo processo seletivo a distância

Douglas Terenciano | douglas@jcconcursos.com.br
Publicado em 22/04/2020, às 16h12

Entrevista emprego
Divulgação

Devido à recomendação pelo isolamento social, empresas têm optado pelo processo seletivo a distância. Com foco em auxiliar os interessados com orientações, conversamos com Kerullen Sá, gerente de serviço & qualidade da Adecco no Brasil, que deu algumas dicas importantes sobre como candidatos podem se preparar melhor para conquistarem a vaga que desejam.

Antes da entrevista, a especialista orienta apresentar um bom conteúdo no seu currículo. Relate em suas experiências os projetos realizados e os resultados alcançados. Para quem não tem experiência, qualquer vivência profissional, mesmo que não seja em regime formal, é válida. Assim como projetos nas escolas e faculdades, viagens de intercâmbios, e trabalhos voluntários são ações que podem agregar para o recrutador no momento da entrevista.

Além disso, mantenha-se informado. Pesquise sobre a empresa, os valores da companhia, história, tempo de atuação no mercado e serviços/produtos oferecidos, como está o mercado do segmento em que ela atua, e procure sobre as últimas notícias que envolvam a empresa e o setor de atuação.

Atualmente, Kerullen Sá explica que a escolha não é só por parte da empresa, mas o candidato também deve escolher a companhia em que vai trabalhar, pois o alinhamento à cultura da empresa e a identificação com os valores é muito importante.

Dicas para as entrevistas remotas

Hoje em dia, temos duas opções de entrevistas no ambiente virtual: "entrevistas gravadas" e "ao vivo". Nas entrevistas gravadas, o candidato terá um questionário onde será disponibilizado um tempo de resposta. Em alguns casos, é dada a opção de refazer a entrevista. Já a versão ao vivo, é como se fosse uma entrevista presencial, porém virtual, e pode ser individual ou coletiva. Para participar de uma entrevista a distância, é muito importante conferir:

  • A conexão da sua internet;
  • Testar o áudio;
  • Qualidade da câmera;
  • Se a câmera está em um bom ângulo;
  • Caso a chamada seja pelo celular, deixe o aparelho apoiado para que você fique mais livre e confortável;
  • Se o ambiente está claro, calmo e organizado;
  • Tente garantir que não haja aparições ou interrupções indesejadas.

Mesmo sendo remoto, a especialista recomenda alguns cuidados

Pontualidade - Programa-se para estar disponível com pelo menos 10 minutos de antecedência.

Apresentação pessoal - Procure vestir-se de maneira mais formal. O social discreto cai bem na maioria das ocasiões. Pense na imagem que gostaria de passar para outra pessoa, mas entenda o perfil da empresa, pois pode ser que um traje esporte fino também seja bem-vindo nessa ocasião.

Durante a entrevista - Deixe seu celular no silencioso. Evite outras distrações como mexer no smartphone, falar com pessoas da casa, olhar para outros lugares ou mexer em outros programas no computador. Aproveite este momento para se doar 100% e mostrar um pouco de quem você é de verdade.

Postura - Mantenha uma boa postura, sente-se adequadamente na cadeira. Isso demonstra segurança e respeito pelo momento. Nosso corpo é bastante expressivo, por isso, é essencial estar atento aos próprios gestos.

Comunicação - Evite gírias e regionalismos, erros de português. Use um tom de voz adequado. Procure falar de uma forma clara e calma. Procure não dar repostas "fechadas". Saiba ouvir atentamente e aguarde o momento certo de falar. Procure não interromper o recrutador, e responda o que for perguntado.

Comportamental - Mostre energia, entusiasmo, disponibilidade e interesse pela vaga. Controle sua ansiedade, e enfrente este novo formato de entrevista como um desafio. Não fale mal de empresas ou líderes anteriores/ atuais.

Experiência - Ao descrever suas experiências anteriores, procure focar nas atividades que eram de sua responsabilidade, deixando clara sua participação no processo. Aproveite e conte quais foram suas maiores realizações, sucessos e desafios profissionais.

Fechamento - Procure tirar todas as dúvidas referentes à posição e etapas do processo. Agradeça a participação, e mantenha-se disponível.

empregos

Comentários

Mais Lidas