MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Estado de São Paulo tem 12 mil vagas de emprego disponíveis nos PATs

Se você está procurando uma oportunidade de trabalho, confira as vagas oferecidas pelos PATs em todo o estado de São Paulo. Saiba como se candidatar e conheça os serviços gratuitos dos PATs!

Estado de São Paulo tem 12 mil vagas de emprego disponíveis nos PATs
Divulgação
Victor Meira

Victor Meira

victor@jcconcursos.com.br

Publicado em 29/12/2023, às 13h10

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Se você está em busca de uma oportunidade de trabalho, esta sexta-feira (29) pode ser o seu dia de sorte. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, por meio dos Postos de Atendimento ao Trabalhador (PATs), informa que há 12 mil vagas de emprego disponíveis em todo o estado. 

As vagas são para diversas áreas e níveis de escolaridade, e podem ser preenchidas a qualquer momento. Por isso, não perca tempo e saiba como se candidatar.

Como se candidatar às vagas dos PATs

Para se candidatar a uma das vagas oferecidas pelos PATs, você precisa levar RG, CPF e Carteira de Trabalho ao Posto mais próximo de sua residência. Você pode consultar a lista de todas as unidades dos PATs no Estado aqui.

Você também pode agendar o seu atendimento presencial pelo site http://pat.agendasp.sp.gov.br/eagenda.web/PAT. Lá, você pode escolher o dia, o horário e o serviço que deseja utilizar.

Quais são os serviços gratuitos dos PATs

Além das vagas de emprego, os PATs oferecem outros serviços gratuitos para os trabalhadores, como:

  • Habilitação ao Seguro-Desemprego: se você foi demitido sem justa causa, você pode solicitar o benefício nos PATs, levando os documentos necessários, como o requerimento do Seguro-Desemprego, a Carteira de Trabalho, o Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho, o comprovante de saque do FGTS, entre outros.
  • Emissão da Carteira de Trabalho: se você ainda não tem ou precisa de uma segunda via da sua Carteira de Trabalho, você pode emitir o documento nos PATs, levando uma foto 3x4 recente, o RG, o CPF e o comprovante de residência.
  • Capacitação profissional: os PATs oferecem cursos gratuitos de qualificação profissional, em parceria com o Programa Via Rápida, do Governo do Estado. Os cursos são nas áreas de gestão, tecnologia, indústria, comércio, serviços, entre outras. Para se inscrever, você precisa ter mais de 16 anos, ser alfabetizado e morar no estado de São Paulo.
  • Fomento ao empreendedorismo: os PATs também apoiam os trabalhadores que desejam abrir ou ampliar o seu próprio negócio, por meio de linhas de microcrédito do Banco do Povo. Os empréstimos são de até R$ 21 mil, com juros de 0,35% ao mês e prazo de até 36 meses para pagar.

Sobre os PATs

Os Postos de Atendimento ao Trabalhador (PATs) são uma rede de atendimento do Governo do Estado de São Paulo que concentra serviços gratuitos à população, sendo centros de referência das políticas públicas de geração de emprego e renda. Os PATs contam com mais de 230 unidades, presentes em todas as regiões do estado, inclusive em unidades do Poupatempo. Em 2022, foram ofertadas mais de 257 mil vagas de empregos nas unidades dos PATs no estado.

Sobre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), pasta do Governo do Estado de São Paulo, exerce papel fundamental para a reindustrialização e atração de investimentos com foco na geração de emprego, renda e desenvolvimento regional. Além disso, conta com programas de capacitação profissional, ações de fomento ao empreendedorismo, que incluem linhas de microcrédito do Banco do Povo. Tem como instituições vinculadas a InvestSP, a Desenvolve SP e a Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp).

+++Acompanhe as principais vagas de emprego do Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google Newsempregosvagas de emprego

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.