MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Fecomércio prevê contratação de 33 mil temporários

Para suprir demanda da alta temporada e das festas de fim de ano, 26,3% dos empresários do Estado do Rio de Janeiro pretendem contratar mão de obra temporária. Previsão é de que a remuneração média seja de R$ 1.153,48

Renan Abbade
Publicado em 26/11/2014, às 12h43

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Para atender à demanda das festas de fim de ano e da alta temporada 2014/2015, 26,3% dos empresários do Estado do Rio de Janeiro pretendem contratar mão de obra temporária, de acordo com pesquisa Fecomércio RJ/GPP. A estimativa é de que sejam contratados 33.000 funcionários temporários no comércio de bens, serviços e turismo do Estado. A previsão é de que a remuneração média alcance R$ 1.153,48.

Para os estabelecimentos que contarão com temporários para as festas de fim de ano ou alta temporada, o número médio por estabelecimento deverá chegar a quatro funcionários. A quantidade de temporários deverá ser igual ao do ano passado em 64,8% dos estabelecimentos. Em relação à expectativa de contratação, 76,8% dos empresários têm pretensão de efetivar ao menos um desses trabalhadores, seja por aumento de quadro ou por substituição.

“A oferta de postos de trabalho temporários passou por uma adaptação nos últimos anos em função do patamar historicamente elevado do emprego formal. Mesmo assim, muitos empresários do comércio continuam a apostar nessas vagas, pela necessidade do período, mas também porque dão oportunidade de revelar profissionais que venham a somar ao quadro de funcionários, por adesão ou substituição”, afirma o economista da Fecomércio RJ, Christian Travassos.

Estima-se que a maior parte dos empresários deverá dispensar seus temporários entre dezembro de 2014 (34,3%) e janeiro de 2015 (39,8%). O processo de contratação, que iniciou em agosto de 2014, disparou em outubro e terá ápice em novembro.  Em janeiro ainda se observa movimento de contratação temporária, principalmente para atender demanda de alta temporada e de aumento na procura por material escolar.

A pesquisa foi realizada pela Fecomércio RJ/Instituto GPP entre os dias 9 e 16 de setembro, possui abrangência estadual e contou com a opinião de 410 empresários em 21 municípios.

Oportunidades no mercado de trabalho
As vagas temporárias são uma porta de entrada para quem deseja ingressar ou retornar ao mercado de trabalho. No Click Oportunidades, centro de carreira do Senac RJ que encaminha, gratuitamente, estudantes concluintes dos cursos profissionalizantes da instituição para vagas de emprego e estágio em empresas parceiras, são várias as oportunidades nesta época do ano.

“Geralmente, essas vagas são para suprir um aumento de demanda que ocorre no final do ano, principalmente no comércio. Entre os setores que mais contratam estão logística, administração e vendas. No Rio de Janeiro, para o verão, também surgem oportunidades em gastronomia e hotelaria”, explica a gerente do Click Oportunidades, Liliane Sebusiani.

“As empresas buscam candidatos com disponibilidade, engajamento e comprometimento. Para aumentar as chances de ser efetivado, é muito importante que a empresa perceba que o profissional temporário está investindo e se empenhando. Além de apresentar as competências solicitadas, para ser efetivado, é necessário apresentar bons resultados. Saber trabalhar em equipe e demostrar desejo de continuar na empresa também contribuem para uma possível efetivação”, completa Liliana.

O Click Oportunidades é um centro de carreira criado para conectar talentos a oportunidades no mercado de trabalho. Promove a interação dos alunos e formados pelo Senac RJ com o mercado de trabalho e oferece oportunidade de estágio e emprego, de acordo com a área de formação. Para empresários, viabiliza o contato com profissionais qualificados para participarem de seus processos seletivos. O serviço é gratuito e pode ser acessado no site www.rj.senac.br/sobre/clickoportunidades.

Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.