O Infojobs aponta um aumento de 39% nas vagas presenciais, indicando uma possível volta ao escritório. Saiba mais sobre essa tendência.
Por um período, o home office parecia ser a fórmula perfeita para o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal. No entanto, essa tendência começa a mostrar sinais de declínio. Grandes empresas como Amazon, Google e Salesforce estão chamando seus funcionários de volta ao escritório, e os dados do Infojobs refletem essa mudança no Brasil.
De acordo com um levantamento do Infojobs, os anúncios de vagas para home office caíram 3% em outubro de 2024, comparado ao mesmo período do ano anterior. Em contrapartida, as oportunidades presenciais e híbridas cresceram 39% e 32%, respectivamente. No último mês, 94% das vagas anunciadas na plataforma eram para trabalho presencial.
Ana Paula Prado, CEO do Infojobs, explica que essa mudança marca uma nova fase no mercado de trabalho. "Com o aumento das vagas presenciais em relação às de home office, estamos vendo uma diminuição das opções de escolha para os profissionais. As empresas têm consciência dessa dinâmica e do impacto que isso gera na experiência e na retenção de talentos", afirma.
Ana Paula ressalta que o retorno ao escritório não é apenas uma questão de presença física, mas de criar um ambiente que promova a colaboração e a inovação. "O retorno ao trabalho presencial é uma oportunidade de resgatar a interação humana espontânea. Ao mesmo tempo, o desafio é encontrar o equilíbrio entre produtividade e bem-estar", destaca.
LEIA TAMBÉM
+SPAR Brasil anuncia abertura de 150 vagas de emprego no Brasil
Em outubro, o setor de Comercial/Vendas liderou as vagas para trabalho remoto, com 1.054 oportunidades. Informática, TI e Telecomunicações (793), Telemarketing (164), Marketing (156) e Administração (150) completam o ranking. São Paulo foi o estado com mais vagas remotas, seguido por Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Para vagas presenciais, Comercial/Vendas também ficou em primeiro lugar, com 39.513 vagas, seguido por Logística (12.386), Alimentação/Gastronomia (11.104), Industrial/Produção/Fábrica (9.336) e Administração (8.538). São Paulo liderou novamente, seguido por Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Paraná e Rio de Janeiro.
No modelo híbrido, Comercial/Vendas manteve a liderança, com 2.231 vagas, seguido por Contábil, Finanças e Economia (496), Informática, TI e Telecomunicações (414), Administração (401) e Recursos Humanos (305). São Paulo foi o estado com mais oportunidades, seguido por Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Paraná e Minas Gerais.
+++Acompanhe as principais informações sobre o mercado de trabalho no JC Concursos
Siga o JC Concursos no Google NewsempregosestágiostraineesMais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.