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Fraude no INSS: como verificar descontos indevidos e garantir seu ressarcimento

Operação da PF e CGU desvendou esquema bilionário que desviou recursos de aposentados. Saiba como identificar descontos não autorizados em seu benefício e os passos para recuperar seu dinheiro

Fraude no INSS: como verificar descontos indevidos e garantir seu ressarcimento
Montagem JC Concursos
Victor Meira

Victor Meira

victor@jcconcursos.com.br

Publicado em 24/04/2025, às 09h43

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Uma operação conjunta da Polícia Federal (PF) e da Controladoria-Geral da União (CGU) nesta quarta-feira (23) revelou um esquema de fraudes que desviou bilhões de reais de aposentados e pensionistas do INSS

Segundo investigações, criminosos falsificaram assinaturas para descontar valores de benefícios sem autorização, oferecendo serviços inexistentes, como planos de saúde e academias. O prejuízo estimado chega a R$ 6,3 bilhões, com desvios ocorridos entre 2019 e 2024.

Como o esquema funcionava?

Associações fraudulentas alegavam oferecer vantagens, como descontos em serviços, mas não possuíam estrutura para cumpri-las. O ministro da CGU, Vinícius Carvalho, destacou que 97% dos 1.300 aposentados entrevistados nunca autorizaram os descontos. As assinaturas eram falsificadas e, em 72% dos casos, as entidades sequer entregaram documentação válida ao INSS.

Passo a passo: como descobrir se você foi afetado

  • Acesse o Meu INSS:
    • Entre no site ou app usando CPF e senha do Gov.br.
    • Clique em “Extrato de benefício” e selecione seu número de benefício.
    • Verifique se há cobranças de “mensalidades associativas”.
  • Excluir cobranças indevidas:
    • No Meu INSS, selecione “novo pedido” e busque por “excluir mensalidade”.
    • Siga as instruções para cancelar descontos não autorizados.
  • Bloqueie novas cobranças:
    • Na plataforma, pesquise “solicitar bloqueio de mensalidade” e formalize a solicitação.

Como reaver o dinheiro desviado

  • Contate a associação: Use o telefone 0800 listado no holerite para exigir estorno.
  • Registre uma reclamação: Envie e-mail para acordo.mensalidade@inss.gov.br ou protocole pedido via Meu INSS.
  • Procure a Ouvidoria: Abra uma ocorrência para iniciar o processo de ressarcimento.

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