MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Governo Lula aprova processo seletivo para vagas na Vice-Presidência; saiba mais

O processo seletivo na Vice-Presidência oferecerá vagas não obrigatórias para estudantes de nível médio, graduação e pós-graduação

O vice-presidente Geraldo Alckmin e o atual presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva
O vice-presidente Geraldo Alckmin e o atual presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva - Agência Brasil
Douglas Terenciano

Douglas Terenciano

douglas@jcconcursos.com.br

Publicado em 18/07/2023, às 10h12 - Atualizado às 10h17

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Que tal estagiar na Vice-Presidência? Nesta terça-feira, 18 de julho, foi publicada uma portaria que aprova o programa de estágio da Vice-Presidência. A iniciativa do processo seletivo na Vice-Presidência, que foi assinada pelo chefe de gabinete da Vice-Presidência da República, Pedro Henrique Giocondo Guerra, faz parte das ações do governo Lula para incentivar a formação profissional e proporcionar oportunidades aos estudantes.

De acordo com a portaria, o processo seletivo na Vice-Presidência (programa de estágio) oferecerá vagas não obrigatórias para estudantes de nível médio, graduação e pós-graduação, desde que atendam aos requisitos estabelecidos. Os cursos aceitos e outros detalhes do processo seletivo serão divulgados futuramente.

Vale destacar que o estágio terá duração de até dois anos, com carga horária diária de 4 ou 6 horas, dependendo das necessidades das unidades da Vice-Presidência. O processo seletivo na Vice-Presidência visa proporcionar aos estudantes a preparação técnico-profissional para o trabalho, complementando os conhecimentos adquiridos na instituição de ensino.

O estágio na Vice-Presidência da República deverá proporcionar ao estudante, respeitadas as exigências da área de formação acadêmica:

  • A preparação técnico-profissional para trabalho produtivo, em complemento aos conhecimentos adquiridos na instituição de ensino;
  • O aprendizado de competências próprias da atividade profissional;
  • O aperfeiçoamento técnico-cultural e científico;
  • A oportunidade de confrontar as teorias estudadas com as práticas administrativas existentes no âmbito da Vice-Presidência da República;
  • O desenvolvimento para a vida cidadã.

Ainda de acordo com a portaria, o servidor encarregado do encargo de supervisão de cada estagiário, bem como o professor orientador, se responsabilizarão pelo acompanhamento regular e sistemático das atividades desenvolvidas pelo estudante, pelo atesto, proficiência e avaliação de cumprimento do objeto e obrigações firmadas, em especial quanto ao cumprimento da frequência, do tempo e das condições e escopo do trabalho realizado, bem como da compatibilidade das atividades desenvolvidas aos critérios e condições estabelecidos pela instituição de ensino e VPR, conforme a legislação em vigor.

Ao final do período compromissado no Termo de Compromisso de Estágio, a unidade de Gestão de Pessoas da Vice-Presidência da República procederá à entrega de certificado de ateste da realização e de proficiência do estudante nas atividades do estágio não-obrigatório previsto no processo seletivo na Vice-Presidência.

Já as condutas pessoal e profissional aplicáveis aos estudantes estagiários serão exercidas em equivalência às dos servidores e colaboradores prestadores de serviços para a Presidência e Vice-Presidência da República, no que couber.

Os quantitativos de vagas no processo seletivo na Vice-Presidência para estudantes com deficiência compatível com as atividades e objeto de estudo e para negros serão estabelecidos em proporções de: ao menos, 10% (dez por cento) para os portadores de deficiência física e 30% (trinta por cento) para negros, arredondando-se para mais eventuais frações apuradas.

Processo seletivo na Vice-Presidência: edital em breve

Ficou interessado? Saiba que o processo seletivo na Vice-Presidência para o estágio será conduzido por instituição especializada, sob a condição de agente integrador, mediante as etapas de elaboração e divulgação do edital, conforme critérios estabelecidos pela Vice-Presidência da República, pré-seleção e recrutamento de estudantes a serem encaminhados para entrevista, conforme perfil definido para a oportunidade de estágio em unidade da Vice-Presidência da República.

+++ Confira a portaria publicada nesta terça-feira, 18 de julho, que aprova o programa de Estágio da Vice-Presidência clicando aqui.

Siga o JC Concursos no Google Newsestágiosvagas de estágio

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.