A inteligência emocional é uma habilidade cada vez mais valorizada dentro do mercado de trabalho, entenda o que é e como aprimorá-la
Você consegue identificar os seus sentimentos e sentir suas emoções? Se a sua resposta for sim, isso significa que você possui Inteligência emocional, uma habilidade comportamental ou soft skill, que é atualmente muito valorizada dentro do mercado de trabalho. Isso acontece porque no trabalho é possível se deparar com situações estressantes onde será necessário trabalhar sob pressão e ainda conseguir manter o raciocínio e equilíbrio.
E ao contrário do se imagina, não são somente líderes que precisam de inteligência emocional. Qualquer profissional que possuir essa habilidade será mais valorizado como um bom profissional, seja estagiário, trainee ou mesmo um jovem aprendiz.
A longo prazo, a inteligência emocional ajudará não só a lidar com situações de estresse e surpresas, mas a conviver melhor em equipe e com outros tipos de adversidades e diferenças nas rotinas do trabalho.
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, é possível adquirir inteligência emocional, veja essas dicas de como conseguir melhorar essa habilidade tão valorizada:
LEIA TAMBÉM
Observe suas ações e comportamento
Preste atenção como você normalmente age em situações ruins e desconfortantes. Se você conseguiu manter a calma ao receber um feedback negativo ou se ficou visivelmente chateado ao ponto de afetar outras pessoas ao seu redor. O primeiro passo é reconhecer essas reações para saber como lidar no futuro.
Não seja impulsivo
Controlar impulsividade é difícil, mas é necessário para evitar situações às quais você pode se arrepender no futuro. Respire fundo, procure uma solução quando estiver com a cabeça mais fria.
Priorize e seja resiliente
Saiba separar o que é importante e o que precisa ser resolvido primeiro. Vão surgir situações inesperadas e estressantes que vai ser necessário saber o que tem prioridade para ser solucionado primeiro. A resiliência no trabalho é quando a pessoa tem a capacidade de continuar fazendo algo mesmo com adversidade e pressão.
Possuir inteligência emocional não vai ajudar apenas dentro do mercado de trabalho, mas também fora. Existem profissionais capacitados que poderão ajudar a desenvolver ainda mais essa habilidade. Lembrando que inteligência emocional não surge do nada, mas com o tempo, paciência e treinamento, é uma soft skill se torna mais fácil.
+++ Acompanhe as principais informações sobre processos seletivos no mercado de trabalho, na editoria de Empregos do JC Concursos.
Siga o JC Concursos no Google NewsMais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.