MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

João Doria lança o Programa Meu Emprego em São Paulo

Com o programa, o governador de São Paulo João Doria pretende gerar um milhão de empregos

João Doria lança o Programa Meu Emprego em São Paulo

Douglas Terenciano
Publicado em 04/06/2019, às 14h20

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Nesta terça-feira, dia 4 de junho, o governador de São Paulo João Doria lançou o programa Meu Emprego, uma plataforma on-line que integra todos os cursos gratuitos de qualificação profissional oferecidos pelo Governo do Estado. Além disso, o site disponibiliza um sistema para registro de cursos pelas prefeituras paulistas, afim de atender as demandas atuais do mercado de trabalho por mão de obra qualificada.

Mais vagas de qualificação em São Paulo

Com o programa, o número de vagas de qualificação foi ampliado em 25% em todo o Estado, passando de 103 mil, para 130 mil vagas. “A ampliação deste programa de qualificação vem muito dentro da nossa proposta de governo. Desde o início, ainda na campanha, falávamos em geração de emprego como uma de nossas prioridades. Gerar empregos é gerar oportunidades, é qualificar”, comentou Doria. “Vamos juntos fazer com que o programa Meu Emprego proporcione uma oportunidade real de reduzir o desemprego no Estado de São Paulo. E ao fazer aqui, estamos contribuindo também para que o Brasil evolua na redução do índice de desemprego”, comentou o governador.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico é responsável pela plataforma www.meuemprego.sp.gov.br, que concentra as informações dos programas estaduais de qualificação e empregabilidade para acesso da população. O portal também visa criar um sistema para registro de demandas de cursos por parte das prefeituras paulistas. A partir da identificação da demanda dos municípios e das necessidades do mercado de trabalho local, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico avaliará a oferta de qualificação para cada região.

“Estamos trabalhando com o Sebrae e todos os outros provedores de qualificação, públicos e privados, para que a gente possa expandir ainda mais as vagas para os próximos anos. Temos uma demanda reprimida bastante grande e precisamos todos trabalharmos juntos”, comentou Patricia Ellen, secretária da pasta de Desenvolvimento Econômico.

A meta é criar um milhão de empregos

Em quatro anos o Programa Meu Emprego propõe gerar um milhão de empregos. “Nosso anseio é superar essa meta de um milhão de empregos, e é possível. Só nos polos de desenvolvimento econômico, que anunciamos aqui, temos no polo automotivo, fiz os cálculos entre GM, Ford, Honda, Toyota e Scania, já anunciamos 105 mil empregos, entre diretos e indiretos”, comentou João Doria, sobre o compromisso das empresas quantos aos empregos gerados nos próximos quatro anos.

Veja, a seguir, a lista dos programas de qualificação e empregabilidade oferecidos pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico no Meu Emprego

Meu Emprego Cidadão Trabalhador

Programa Emergencial de Auxílio-Desemprego que proporciona qualificação profissional e renda para cidadãos que estão desempregados e em situação de alta vulnerabilidade social. Os beneficiários receberão qualificação profissional para atuação em áreas de zeladoria predial e urbana e atuarão em atividades como limpeza, conservação e manutenção de órgãos públicos estaduais e municipais em contrapartida ao benefício financeiro oferecido pelos municípios.

Meu Emprego Pró-Egresso

Os egressos recebem apoio para obtenção da carteira profissional e são inseridos em iniciativas de qualificação profissional e intermediação de mão de obra para sua inserção ou reinserção no mercado de trabalho.

Meu Emprego Trabalho Inclusivo

Tem como objetivo promover a inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho e conscientizar o empresariado. O programa de assistência ao deficiente físico foi remodelado e passará a oferecer cursos de qualificação profissional.

Via Rápida

O oferece cursos gratuitos de qualificação profissional de curta duração, de 100h a 160h, para jovens e adultos em busca de uma oportunidade no mercado ou de geração de renda. Os cursos são oferecidos de acordo com demandas locais e dinâmicas regionais de empregabilidade.

Via Rápida Expresso / Escola Mais Bonita

Oferece cursos de qualificação profissional básica de curta duração na área de construção civil, especificamente de pintor de obras e edificações, com enfoque na qualificação profissional para a reintegração social. As aulas teóricas geralmente são ministradas na unidade prisional, e as aulas práticas são realizadas em equipamentos públicos, garantindo sua revitalização durante o curso. Neste momento, há priorização para execução das aulas práticas nas escolas estaduais paulistas.

São Paulo Criativo

O São Paulo Criativo é uma iniciativa com enfoque na qualificação e formação profissional para o desenvolvimento da criatividade, em um ambiente de aprendizagem que favorece a inovação e o empreendedorismo. A carga horária é de 160h a 230h e o objetivo é contribuir com a geração de emprego e renda nas áreas de Tecnologia, design, artes, gastronomia, arquitetura, marketing digital, dentre outras que compõem o setor da economia criativa.

Novotec

O Novotec dá oportunidade aos alunos do Ensino Médio da Rede Pública Estadual de cursarem também o Ensino Técnico profissionalizante. O programa oferece duas modalidades: Novotec Expresso, com cursos de curta duração e o Novotec Virtual, com cursos complementares à distância.

Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.