MenuJC Concursos
Busca
Notícias | | Aulas Grátis | Provas anteriores | Simulados | Empregos | Brasil

Mercado de trabalho em 2022 será desafiador e promissor, aponta especialista

Todos os setores vivem um novo momento de reinvenção, novas habilidades e necessidade do olhar das empresas para os funcionários

Douglas Terenciano | douglas@jcconcursos.com.br
Publicado em 09/02/2022, às 09h11 - Atualizado às 09h16

Mercado de trabalho
Mercado de trabalho - Divulgação
WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmail

Os últimos dois anos não foram fáceis para toda a população. A pandemia de Covid-19 trouxe mudanças e incertezas em praticamente todas as áreas e, no mercado de trabalho, isso não é diferente. Todos os setores também vivem um novo momento de reinvenção, novas habilidades, necessidade do olhar das empresas para os funcionários e principalmente para um novo modelo de trabalhar: o híbrido.

De acordo com o coordenador e professor do curso de Gestão em Recursos Humanos da Braz Cubas, Antônio Carlos Lima, o futuro do trabalho para 2022 é promissor e repleto de mudanças e tendências. “Uma vez que a população estará vacinada, mesmo com as variações do coronavírus, suas reações afetarão menos as pessoas”, reflete.

O especialista destaca que a pandemia trouxe tendências em algumas áreas do mundo do trabalho: o trabalho remoto. “Este formato vinha sendo falado e usado por poucas empresas antes da chegada do Covid ao mundo, apesar de haver muitos tabus. O aprendizado na pandemia foi a evolução do trabalho remoto. Contudo, o contato interpessoal ainda é uma realidade e nos afeta profundamente. E para 2022 em diante eu acredito que o trabalho híbrido será a grande tendência nas nossas vidas”.

Apesar disso, Antônio Carlos relembra que há diversas áreas em que o trabalho presencial é crucial para os negócios. “Em vista desse cenário, teremos mesmo uma multiplicidade de atividades de trabalho onde, dependendo de cada especialidade e necessidade, será optado por determinado estilo de trabalho, podendo variar entre o presencial, remoto e híbrido”, ressalta.

Com essas mudanças constantes, existem algumas tendências que os candidatos e empresas terão que aprender e ficar atentos. Segundo o professor de Recursos Humanos, os principais pontos de atenção para este ano são com a produtividade, relação interpessoal, velocidade de informação e de produtos. “Estes serão a tônica do nosso dia a dia”, assinala.

Para se preparar para essas mudanças e ter mais êxito no mercado de trabalho neste ano, o fator determinante será o conhecimento. “Assim como em toda e qualquer mudança, a preparação sempre será através de estudos e autoconhecimento. As pessoas deverão se qualificar sempre, o que torna imprescindíveis as instituições educacionais à frente desse processo. Vale destacar que mudanças sempre existirão em todas as áreas das nossas vidas, afinal, a evolução faz parte do nosso cotidiano, por isso, é importante sempre ir se atualizando conforme as novas tendências e transformações da sociedade para não ficar desatualizado diante das novas necessidades”, explica o docente.

Os principais desafios do mercado de trabalho em 2022

“Os principais desafios para as empresas nesta nova realidade serão no seu departamento de recursos humanos, que deverá ser cada vez mais atuante, tendo que recrutar colaboradores cada vez mais qualificados e promover cursos que evoluam e motivam seus funcionários para que possam ter maior produtividade e assertividade em seus cargos. Já para os trabalhadores, será necessário estarem sempre ávidos ao aprendizado, pois só assim poderão se alavancar aos melhores cargos nas corporações”, orienta.

Por fim, o coordenador do curso de Gestão em Recursos Humanos da Braz Cubas ressalta que o ano será promissor, mas que as pessoas e companhias terão que ficar atentas aos desafios. Conhecimentos atualizados e relacionados a diferentes áreas, como marketing, tecnologia ou finanças, se tornaram fundamentais para as empresas, que necessitam de profissionais mais capacitados para atender aos objetivos delas.

Siga o JC Concursos no Google News e acompanhe nossos destaquesempregosvagas de emprego

Comentários

Voltar ao topo

+Mais Lidas

JC Concursos, o seu Jornal dos Concursos de sempre. Imparcial, independente, completo.