MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

NOVA pesquisa revela que 60% dos profissionais brasileiros querem mudar de emprego este ano

Segundo uma pesquisa realizada pelo LinkedIn, profissionais brasileiros querem mudar de emprego e também estão se sentindo mais confiantes

Homem pensativo
Homem pensativo - Freepik
Victoria Batalha

Victoria Batalha

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 23/02/2023, às 08h04 - Atualizado às 08h10

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Conforme um levantamento realizado pela plataforma LinkedIn, 60% dos profissionais brasileiros estão cogitando a mudança de emprego em 2023. Sendo que deste número, 20% já responderam que deram início na procura por novas vagas. 

Mesmo com uma queda no número de contratações no país em dezembro do ano passado, 77% responderam que se sentem confiantes em conseguir uma nova vaga caso deixassem o emprego atual. Esse número sobe para 82% entre profissionais com idade entre 25 a 34 anos. 67% dos entrevistados com 55 anos também se sentem mais confiantes em conseguir uma nova vaga.

Segundo a pesquisa do LinkedIn, o que motiva esse desejo por mudança é a insegurança financeira, sendo que 40% dos entrevistados disseram que buscam por salários mais altos. Porém, 68% das empresas brasileiros não estão ofertando um aumento no salário.

Outros motivos que levam a esse desejo de mudança são: equilíbrio entre a vida profissional e pessoal (39%), confiança em suas habilidades (31%), falta de crescimento nas empresas atuais (18%), busca por vagas no modelo híbrido ou remoto (18%), virar autônomo (18%), trabalhar com novos profissionais (17%), trabalhos com retorno positivo na sociedade (16%), mudança de carreira (14%) e não se identificam com a cultura da empresa (8%). 

Profissionais sentem-se mais confiantes

O crescimento na confiança entre os profissionais não aumentou apenas no Brasil. 74% dos trabalhadores do México também estão se sentindo mais confiantes e seguros em conseguir uma nova posição caso deixassem a atual. 57% dos profissionais espanhóis também compartilham do mesmo sentimento e 54% dos trabalhadores dos Estados Unidos também. 

Como fazer a transição de carreira

De qualquer forma, fazer a transição de carreira pode se assustador, por isso, o JC Concursos separou algumas dicas para quem deseja fazer essa mudança profissional. 

Autoavaliação: antes de fazer qualquer mudança ou decidir, avalie o seu atual cenário, suas habilidades e suas motivações. Isso vai te ajudar a deixar claro quais são seus interesses e valores e a entender o que você busca em uma nova carreira ou vaga. 

Pesquise: conhecer o mercado de trabalho também é muito importante, além de saber como está funcionando para a área que você deseja transicionar, também vai saber quais são as habilidades necessárias para isso. Observe quais são as tendências, média salarial, etc. 

Planejamento: antes de tomar qualquer decisão final, faça um planejamento. Isso porque o salário pode ser menor ou pode ficar mais tempo do que imagina sem conseguir um retorno. Por isso faça um bom planejamento e se prepare para as mudanças que não podem ser como você imaginou.

Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.