MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

O que é e como funciona o trabalho freelancer? Veja as melhores áreas

O freelancer pode oferecer muitas vantagens, como flexibilidade de horário e possibilidade de escolha de projetos. Veja como funciona e as melhores áreas para a modalidade

Veja como funciona e as melhores áreas para freelancer
Veja como funciona e as melhores áreas para freelancer - Divulgação/JC Concursos
Pedro Miranda

Pedro Miranda

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 11/02/2023, às 14h09

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Um freelancer (trabalhador autônomo) é uma pessoa que trabalha independentemente, sem vínculo empregatício permanente com uma empresa ou organização. Em contraste, os freelancers geralmente trabalham para diferentes clientes ou projetos. Esses serviços podem incluir desenvolvimento de software, design gráfico, direitos autorais, tradução e muito mais.

Esses profissionais podem trabalhar em qualquer lugar, desde que tenham acesso à Internet e os equipamentos necessários para realizar seu trabalho. Eles costumam cobrar por projeto ou por hora e responsáveis ​​por suas próprias finanças, incluindo impostos e seguros.

O freelancer pode oferecer muitas vantagens, como flexibilidade de horário, possibilidade de escolha de projetos e clientes e maior autonomia no trabalho. Por outro lado, também pode ser difícil, pois esses profissionais precisam garantir a continuidade de seus projetos e encontrar novos clientes.

+++ Aprenda a criar um bom currículo para se destacar nas entrevistas de emprego

Veja como funciona e as melhores áreas para freelancer

Basicamente, você contrata alguém para fazer algo para você, como um jardineiro ou um pedreiro. Você pode querer que ele trabalhe com você por um tempo, mas não precisará de seus serviços no futuro, então é melhor não fazer um contrato sem previsão de término.

Neste mundo, os profissionais costumam abrir uma Microempresa Individual (MEI), criar um CNPJ e começar a emitir notas fiscais para os clientes. É claro que em muitos casos a colaboração entre contratante e contratado tornou-se mais permanente, mas isso não significa uma mudança na forma como o trabalho será realizado.

Uma vez concluído o projeto e o pagamento dos serviços, o relacionamento termina do ponto de vista jurídico. Um estudo publicado em 2021 pela plataforma internacional Freelancer identifica os tipos de trabalho que mais cresceram no mercado freelancer.

Na relação são encontrados os trabalhos com fotografia, extração de dados, redator de blog, design de interiores, redação de livros eletrônicos, videografia, designer gráfico, transcrição, arquitetura, entre outras.

+++ Acompanhe as principais informações sobre Empregos no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.