MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Pesquisa revela que brasileiros buscam vagas de empregos por redes sociais

Segundo a pesquisa, os profissionais brasileiros são os que mais usam as redes sociais no momento de buscar uma vaga de emprego

Profissionais usam redes sociais para buscar empregos
Profissionais usam redes sociais para buscar empregos - Freepik
Victoria Batalha

Victoria Batalha

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 20/04/2023, às 09h11 - Atualizado às 09h41

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

As redes sociais facilitam muito a vida de todo mundo, incluindo dos profissionais brasileiros que estão em busca de uma vaga de emprego. Segundo uma pesquisa realizada pela Page Outsourcing, os brasileiros são os que mais usam as redes sociais para encontrarem uma vaga no mercado.

Em comparação com trabalhadores de outros países, os brasileiros ficam em primeiro lugar, com 72,2%, em seguida vem a Argentina, com 64,7%, Panamá com 61,7%, Chile com 59,8%, Colômbia com 58,5% e Peru com 52,9%. 

63,7% dos trabalhadores brasileiros disseram que as redes ajuda a aumentar a visibilidade com recrutadores e também departamentos de atração de talentos. 53,6% dos peruanos também concordam com esse ponto, em seguida vem os colombianos com 49,4% e os chilenos com 49,2%. 

Além disso, 61,2% dos brasileiros disseram que algumas vagas são anunciadas unicamente em redes sociais. Com o mesmo porcentual de 61,1%, os profissionais do Chile concordam com o mesmo ponto, sendo seguido pelos argentinos, com 60,3%. 

Para poder chegar a esses resultados, a pesquisa entrevistou 7.317 profissionais da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México, Peru e Panamá. 

Como usar as redes sociais para se realocar no mercado

As redes sociais são uma ótima ferramenta para quem está a procura de emprego, principalmente se utiliza de redes corporativas como o LinkedIn, que um site voltado para contatos profissionais, criando conexões etc. Para isso, é importante investir em um bom perfil, bom uso de palavras-chave para que recrutadores os encontrem, etc. 

Outras redes não profissionais como o Twitter, Facebook e Instagram também costumam ter postagens sobre divulgações de vagas. Inclusive, muitos trabalhadores criam perfis profissionais para poderem ganhar mais destaques nas mídias sociais e tornam-se até mesmo influencers nas áreas. 

Uma terceira forma, é acessando a editoria para Empregos do JC Concursos, onde é postado diariamente processos seletivos.

Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.