MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Primeiro emprego ou negócio próprio: o que vale mais a pena?

As duas opções possuem suas vantagens e desvantagens, mas confira esses pontos específicos antes de tomar uma decisão definitiva

Homem olhando para o lado esquerdo enquanto segura uma prancheta
Homem olhando para o lado esquerdo enquanto segura uma prancheta - Freepik
Victoria Batalha

Victoria Batalha

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 03/02/2023, às 08h21 - Atualizado às 08h28

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Está pensando em entrar no mercado de trabalho e não sabe por onde começar? Ter o seu próprio negócio oferece vantagens, mas um primeiro emprego o ajudará a conseguir experiência e a compreender melhor o mercado. Apesar de as duas opções serem ótimas, não existe uma resposta correta. 

Porém, como já citado, um primeiro emprego pode ser essencial para compreender como o mercado funciona e a experiência adquirida será totalmente válida para gerir um emprego, ajudando a compreender boa parte das burocracias do mundo dos negócios. 

Se ainda está em dúvida, confira e considere esses pontos antes de tomar alguma decisão:

Experiência

O primeiro emprego ajuda a fornecer uma base sólida sobre experiência profissional e a criar outras habilidades relacionadas ao trabalho em equipe, inclusive a como se tornar um líder competente. Começar um negócio sem conhecimento pode exigir muito mais, principalmente na hora de tomar decisões. 

Segurança financeira

Um emprego oferece mais segurança, já que a renda é fixa e também possui benefícios. Gerir o seu próprio negócio pode trazer incertezas e muitos outros riscos, porém, pode ser mais gratificante e o retorno maior.

Flexibilidade

Possui sua própria empresa oferece uma maior flexibilidade e liberdade, já que você pode escolher seus horários de trabalho, projetos e contatos. Enquanto em um emprego, é preciso seguir as regras e horários de forma rigorosa e não há muita opção no momento de escolha nos projetos.

Ainda assim, a escolha é individual e cada um deve pensar o que é melhor para você no momento.

Crise nas Startups

Antes de tomar alguma decisão, é importante também avaliar como está o mercado. Atualmente as Startups vem passando por uma crise, que teve um início no começo de 2022 e continua até o momento.

 Muitos empresários acabaram retornando ao trabalho em empresas tradicionais, é o que aponta uma pesquisa feita pela Signium, uma consultoria especializada na contratação e seleção de executivos. Cerca de 80% dos candidatos são pessoas que haviam trocado seus empregos tradicionais pela abertura de suas Startups e agora estão retornando às empresas tradicionais. 

Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.