MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Processo seletivo: confira os principais cuidados que você deve ter

Saiba quais são os principais detalhes que você deve tomar cuidado durante o processo seletivo

Principais cuidados que você deve ter em processos seletivos
Principais cuidados que você deve ter em processos seletivos - Freepik
Victoria Batalha

Victoria Batalha

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 13/01/2023, às 08h49 - Atualizado às 08h56

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Foi chamado para participar de um processo seletivo e não sabe como fazer? Primeiro passo é respirar fundo, o frio na barriga é completamente normal. O segundo passo é saber dessas dicas para saber o que fazer e como fazer durante as etapas. 

Porém, além de saber o que é preciso saber, é bom prestar atenção as ofertas, já que algumas empresas podem oferecer propostas boas demais e longas, fazendo com que você passe até mesmo meses fazendo para no final fazer uma oferta muito abaixo da média e ainda obrigá-lo a aceitar.

+++ “Fale sobre você”: saiba como responder a temida pergunta durante a entrevista de emprego

Como se sair bem no processo seletivo

Preste atenção a descrição da vaga

Neste primeiro contato você já pode saber um monte de informações necessárias sobre a vaga e a empresa. Por exemplo, se a vaga já coloca muitos pré-requisitos fora da realidade, já é possível saber que há grandes chances de ser uma furada, então é melhor nem investir, principalmente se não tiver informações suficientes sobre o salário ou está oferecendo muito mais do que deveria.

Isso porque algumas empresas se aproveitam desta parte do salário para atrair candidatos que estão há um tempo em busca de uma nova oportunidade. Muitas vezes essa atitude é tomada apenas por pessoas no banco de futuros candidatos. Além disso, a empresa pode fazer mais de uma entrevista e no final oferecer um salário muito menor do que foi previsto. 

Mas não se desanime, procure por vagas que sejam claras a respeito das funções, etapas do processo seletivo e salário. Também é possível fazer pesquisas sobre a empresa para saber a reputação e se são confiáveis.

Existem recrutadores despreparados

Por mais estranho que possa acontecer, é bem mais comum do que você imagina. Principalmente se for o tipo de entrevistador que te obriga a comparecer em horários inconvenientes e fora do comum. Preste atenção aos cancelamentos em cima da hora também. 

Outro ponto é se o recrutador falar o seu nome errado ou seu currículo é diferente. Assim como você já precisa estar preparado mentalmente para ser destratado nessas situações. Por mais chato que seja, já esteja pronto para isso. Porém, aproveite a oportunidade para ser gentil, honesto e fazer perguntas sobre a vaga.

Existem chefes ruins

Não é porque aquela pessoa chegou naquela posição que é um bom líder. Por isso, também esteja preparado para essas situações. Se ouvir coisas absurdas, não fique nervoso ou perca o controle, respire fundo e tome as rédeas da situação. Agradeça pela oportunidade e se retire. 

Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.