MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Profissionais da área de TI preferem perspectivas de crescimento e bom ambiente de trabalho

Profissionais da área de TI estão em alta demanda, mas o que os mantém nas empresas? Descubra as perspectivas de crescimento e o ambiente de trabalho que são essenciais para reter esses talentos

Profissionais da área de TI preferem perspectivas de crescimento e bom ambiente de trabalho
Freepik
Victor Meira

Victor Meira

victor@jcconcursos.com.br

Publicado em 02/09/2023, às 12h28

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

A área de tecnologia está vivenciando um momento de expansão, com um número crescente de oportunidades para profissionais qualificados. No entanto, além dos atrativos salários, o que realmente mantém esses profissionais da área de TI (Tecnologia da Informação) nas empresas são as perspectivas de crescimento na carreira e um ambiente de trabalho saudável e colaborativo.

De acordo com a Brasscom (Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais), a expectativa é que até 2025, cerca de 420 mil vagas de emprego sejam criadas no setor de tecnologia. Essa alta demanda por profissionais qualificados cria uma competição pelos melhores profissionais da área de tecnologia.

Apesar do aumento das vagas, o mercado de TI ainda enfrenta uma carência de mão-de-obra qualificada para atender a essa demanda. Portanto, a retenção de talentos tornou-se uma prioridade para as empresas de tecnologia.

Muitos profissionais de tecnologia são jovens e têm a ambição de crescer rapidamente em suas carreiras e aumentar sua remuneração. No entanto, o caminho para posições de maior senioridade nem sempre é imediato. Nesse contexto, ter um ambiente de trabalho diferenciado pode ser crucial para manter esses talentos.

Rosely Maximiano, diretora de Pessoas da NTT DATA, destaca que profissionais da área de tecnologia buscam fazer parte de algo maior e sentir que contribuem para os objetivos da empresa. Além disso, um ambiente colaborativo e de respeito, onde o aprendizado ocorre através da troca de competências e onde os erros são encarados como oportunidades de desenvolvimento, são fundamentais.

Para Rosely, o crescimento na carreira e na remuneração são resultados da performance individual. A empresa realiza avaliações de desempenho com participação dos gestores e um comitê de Performance & Carreira, identificando talentos com potencial para assumir posições mais complexas.

Estar feliz no local de trabalho é essencial. As pessoas passam grande parte do dia no ambiente de trabalho, por isso é importante encontrar um ambiente descontraído e uma gestão com portas abertas. Pesquisas periódicas são realizadas para avaliar a satisfação dos profissionais e garantir um ambiente saudável.

Profissionais na área de tecnologia enfatizam que a remuneração é importante, mas um ambiente respeitoso e saudável, comunicação clara, boas relações, visão de futuro e oportunidades de desenvolvimento são cruciais. A empresa precisa ser um lugar onde os profissionais se sintam valorizados e com perspectivas.

Estratégias para reter talentos na tecnologia

Reter talentos na área de tecnologia demanda esforço contínuo de todos os níveis da organização. Uma cultura positiva, oportunidades de desenvolvimento, reconhecimento, ambiente propício e liderança próxima são elementos-chave para atrair e manter os melhores talentos. Isso não é apenas vital para sobreviver em um mercado competitivo, mas também fundamental para impulsionar a inovação e o crescimento da organização.

+++Acompanhe as principais vagas de Emprego do Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google Newsempregos

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.