MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Programa TransCarreiras oferece capacitação e bolsas de estudo para pessoas trans e travestis

Conheça o Programa TransCarreiras, uma iniciativa da Cia de Talentos que oferece capacitação, bolsas de estudo e ajuda de custo para pessoas trans e travestis

Programa TransCarreiras oferece capacitação e bolsas de estudo para pessoas trans e travestis
Freepik
Victor Meira

Victor Meira

victor@jcconcursos.com.br

Publicado em 23/01/2024, às 21h26

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Você é uma pessoa trans ou travesti e está em busca de uma oportunidade de se especializar e entrar no mercado de trabalho? Então, você pode se interessar pelo Programa TransCarreiras, uma iniciativa da Cia de Talentos, maior consultoria de educação para carreira da América Latina, que está com vagas abertas para a segunda edição do projeto.

O Programa TransCarreiras foi lançado nesta segunda-feira (22) e acontece em parceria com as Universidades Uniasselvi e Unicesumar, Instituto Ser + e Instituto Brasileiro Trans de Educação (IBTE). O objetivo é ampliar a especialização de pessoas trans e travestis e favorecer a entrada dessa população no mercado de trabalho, que ainda enfrenta muitas barreiras de empregabilidade e discriminação.

O projeto oferece uma trilha de desenvolvimento para as pessoas selecionadas, que inclui sessões de capacitação em direitos das pessoas trans, aulas de português, soft skills – tais como autoconhecimento, comunicação e instruções para processos seletivos, além de uma ajuda de custo de R$ 650 por cinco meses. Além disso, o programa também oferece acompanhamento psicoemocional e bolsas de estudo de graduação tecnológica pelas Universidades Uniasselvi ou Unicesumar.

Para participar do programa, é preciso ter nacionalidade brasileira, ser maior de idade, ter concluído o ensino médio e se identificar como trans ou travesti. A participação é 100% online, o que permite maior democratização de acesso às vagas.

O Programa TransCarreiras conta com o apoio de patrocinadores importantes, que compartilham dos valores de inclusão e diversidade nas instituições. Dentre eles, destacam-se ABB (empresa pioneira e líder em tecnologia na Suíça), Banco Pan, Bayer, Globo, Doritos e Vale.

As inscrições para o programa estão abertas até o dia 19 de fevereiro e podem ser feitas por meio deste link. As etapas do processo seletivo consistem em inscrição, avaliação online (mapeamento comportamental), entrevistas individuais (estação do acolhimento), feedback e resultados.

Ligia Oliveira, idealizadora do TransCarreiras e especialista em Employer Branding na Cia de Talentos, afirma que a ideia para este lançamento de impacto social surgiu da necessidade de agir na raiz do problema.

Democratizar o acesso ao mercado não é a única questão. É fundamental criar políticas de inclusão e permanência de pessoas trans e travestis no processo de escolarização. O TransCarreiras só é hoje uma iniciativa real, porque tem incentivo de empresas que acreditam que é possível viabilizar acesso à educação, empregabilidade e vida digna à comunidade trans, e com consciência de que é necessário agir no coletivo em favor desta audiência tão vulnerável”, completa.

+++Acompanhe as principais vagas de emprego do Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google Newsempregosestágios

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.