MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Qualidade de vida: conheça 7 profissões que podem ser consideradas a carreira dos sonhos

É grande o número de trabalhadores que escolhem suas funções tentando encontrar um equilíbrio entre a vida pessoal e profissional

Qualidade de vida no mercado de trabalho
Qualidade de vida no mercado de trabalho - Divulgação

Douglas Terenciano | douglas@jcconcursos.com.br
Publicado em 09/02/2022, às 14h41 - Atualizado às 15h01

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Conciliar a carreira com qualidade de vida nos tempos atuais é uma dura missão para praticamente todos os profissionais, independente da área de atuação. Mesmo sabendo disso, é grande o número de trabalhadores que escolhem suas funções tentando encontrar um equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. Sabemos que todas as profissões têm suas obrigações e benefíccios, mas separemos 7 delas que podem ser consideradas a carreira dos sonhos.

1 - Educador físico

Se você é um profissional que preza pela qualidade de vida no trabalho, sem esquecer do corpo, saiba que o educador físico é responsável por organizar e supervisionar programas de atividades físicas. Além disso, este profissional pode auxiliar no tratamento de pessoas com deficiência e na preparação de atletas de todas as modalidades esportivas.

Para exercer a profissão, é necessário ter graduação em Educação Física, além do registro no Conselho Regional de Educação Física (CREF). O cargo é uma ótima oportunidade para mater o preparo físico durante o horário de trabalho. Vale destacar que os educadores físicos podem trabalhar nas escolas, clubes, academias e as ONGs, além de atuar em grupos ou fazer um trabalho direcionado, como o de personal trainer).

2 - Profissional de estética e cosmética

Já a profissão de especialista de estética e cosmética, que apesar da graduação ser pouco conhecida, pode ser uma ótima alternativa para quem não abre mão dos cuidados do corpo e da pele. Com um curso técnico, este profissional recebe um certificado de especialista em beleza e poderá atuar na saúde e bem estar das pessoas. Além disso, é claro, poderá cuidar da própria saúde.

O dia a dia do profissional de estética e cosmética consiste na aplicação produtos cosméticos, além de fazer uso de técnicas de manipulação e/ou de aparelhos na limpeza de pele, depilação, hidratação, massagem modeladora, bronzeamento artificial e outros. O trabalho deste profissional pode ser desenvolvido tanto em consultórios de dermatologia quanto em clínica particular.

3 - Freelancer (diversas áreas)

O acesso a internet no Brasil ainda está concentrada nas capitais e cidades mais desenvolvidas do país, mas essa realizadade vai mudando aos poucos e cada vez mais pessoas estão conectadas na web. Com isso, o profissional freelancer encontra inúmeras oportunidades no mercado de trabalho.   

Os redatores, por exemplo, podem trabalhar em agências de comunicação produzindo artigos, tutoriais, newsletters, além de editar e produzir podcast; entre outras tarefas. Já os profissionais de tecnologia podem desenvolver softwares, criar aplicativos ou trabalhar com sistema ligados a internet. E tudo isso do confordo de sua casa, já que a modalidade home office está em alta no mercado, especialmente após a pandemia de Covid.

4 - Nutricionista

A má alimentação é motivo de muitos profissionais buscarem ajuda médica, especialmente aqueles que trabalham em funções consideradas estressantes. Cuidar da alimentação é fundamental para iniciar bem o dia de trabalho e, os nutricionistas, sabem mais do que ninguém disso. Além de cuidar do bem estar de seus clientes, os profissionais deste ramo devem cuidar do próprio corpo.  

Vale lembrar que o trabalho do nutricionista é investigar e controlar a relação do homem com o alimento na prevenção da saúde. Para isso, os formados na área devem planejar, administrar e coordenar programas de alimentação nos mais variados estabelecimentos, que podem incluir academias, escolas, hotéis, hospitais, restaurantes, entre outros. Além disso, os nutricionistas podem prescrever dietas individuais ou em grupos para pacientes diabéticos, hipertensos, obesos e tantos outros.

5 - Gestor de mídias sociais

O gestor de mídias sociais é mais uma função que pode ser desempenhada do conforto de casa. Além disso, algumas empresas adotam horário flexível, o que pode ser ótimo para os profissionais com filhos em casa ou que preferem alternar as terefas do cargo com um tempinho livre para lazer ou descanso.  

Um detalhe interessante para aqueles que buscam por uma vaga nessa área é que os gestores de mídias sociais estão cada vez mais valorizados no mercado de trabalho. O profissional do ramo terá a responsabilidade de otimizar as atividades nas redes sociais dos seus clientes, gerando conteúdos, monitorando comentários e menções e mensurando os resultados.

6 - Terapeuta ocupacional

Lá no começo deste texto, falamos sobre a dificuldade de encontrar um equilíbrio entre o trabalho e qualidade de vida. O terapeuta ocupacional, que estuda o emprego de atividades de trabalho e lazer no tratamento de distúrbios físicos ou mentais, pode unir a profissão com uma vida baseada no bem estar, já que são especialistas no tratamento de desajustes emocionais e sociais.

Os terapeutas ocupacionais podem trabalhar em clínicas, casas de repouso, hospitais, centros de reabilitação e empresas, dentre outros estabelecimentos. O dia a dia deste trabalhador consiste em elaborar planos de reabilitação e adaptação, sempre buscando desenvolver a autoconfiança em seus pacientes.

7 - Chef de cozinha

Todos nós sabemos de que comandar uma cozinha em um grande restaurante não é uma tarefa fácil, mas para quem gosta de cozinhar, o setor de gastronomia pode render bons frutos na vida pessoal. É muito comum profissionais de outras áreas encontrarem nos cursos de gastronomia uma maneira de relaxar a mente. Inclusive, há quem diga que cozinhar é uma terapia, mas isso vai depender de cada pessoa.

Ser um bom chef de cozinha precisa de muito conhecimento e preparação, pois é preciso fazer alguns pratos diferenciados para se destacar diante da grande concorrência. De qualquer forma, a função dá a possibilidade dos profissionais cuidarem da própria alimentação, da mente e ainda ganhar dinheiro. Geralmente, os profissionais talentosos conseguem bons empregos e salários no ramo.

+++ Se você está em busca de uma nova oportunidade no mercado de trabalho, seja uma vaga de emprego, estágio ou trainee, fique ligado no site do JC Concursos! Na editoria de empregos, publicamos diariamente diversas notícias sobre processos seletivos, dicas de carreira e muito conteúdo sobre empregabilidade para trabalhadores de todos os níveis de escolaridade e de todo o Brasil. O JC ainda dispõe de uma página exclusiva com informações sobre empresas da iniciativa privada com vagas abertas no momento.

Siga o JC Concursos no Google Newsempregos

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.