MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Quer mudar de carreira ainda este ano? Confira essas dicas!

Entre novembro de 2021 e novembro de 2022, 6,75 milhões de profissionais pediram demissão. Confira essas dicas antes de fazer a mudança de carreira

Mulher fazendo entrevista de emprego
Mulher fazendo entrevista de emprego - Freepik
Victoria Batalha

Victoria Batalha

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 27/01/2023, às 07h57 - Atualizado às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Um ano novo e uma vida nova, certo? Mesmo que já se tenha passado um mês de 2023, ainda é possível pensar e se organizar para fazer uma transição de carreira. Além disso, entre novembro de 2021 e novembro de 2022, cerca de 6,75 milhões de profissionais pediram demissão, de acordo uma pesquisa realizada pela LCA Consultores. 

Os motivos são diversos, mas o que importa é estar preparado para este momento.

+++ 5 pontos a se considerar antes de trocar de emprego

O que fazer antes de mudar de carreira

Reflita

Antes de decidir se vai ou não mudar de carreira, pense nos seus objetivos e o que tem em mente e se é isso mesmo que você quer. Se o que motiva a querer fazer essa mudança é o salário, estilo e qualidade de vida e por aí vai. 

É importante ressaltar que se você deseja uma mudança de carreira ou apenas mudar de emprego.

Estude a nova carreira

Se o que você procura é mesmo uma mudança de carreira, estude o que você precisa ter para poder seguir. Cursos, formações, networking, as empresas, média salarial, tudo o que for importante para essa transição. 

Outro ponto importante é pensar nas mudanças a curto e a longo prazo. Como se é fácil conseguir emprego no início ou o que você pretende fazer tudo que já estiver iniciado nessa nova etapa de sua vida daqui alguns anos. 

Planejamento financeiro

Não basta apenas pedir demissão e ir em busca de uma nova carreira, é preciso pensar se isso é financeiramente estável e viável de primeira. Quanto mais bem planejado você for, mais fácil será fazer. 

É importante também ter em mente que ao iniciar uma nova carreira, seu salário também será reduzido por você ser nova na área. Por isso vá anotando os seus gastos, veja quanto você poderá ganhar na área nova e se o seu estilo de vida atual poderá lidar com o novo estilo. Caso contrário, será importante fazer um planejamento financeiro para que o baque não seja tão duro.

Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.