MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | youtube jc | Cursos Gratuitos

Receita Federal libera consulta ao lote da malha fina do Imposto de Renda

Contribuintes que caíram na malha fina e regularizaram pendências podem consultar se receberão restituição. Receita libera consulta nesta sexta (21). Saiba mais!

Receita Federal libera consulta ao lote da malha fina do Imposto de Renda
Agência Brasil
Victor Meira

Victor Meira

victor@jcconcursos.com.br

Publicado em 21/02/2025, às 10h18

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

A Receita Federal libera, a partir das 10h desta sexta-feira (21), a consulta ao lote da malha fina do Imposto de Renda referente a fevereiro. O lote também inclui restituições residuais de anos anteriores para contribuintes que caíram na malha fina, mas corrigiram as pendências junto ao Fisco.

Ao todo, 105.919 contribuintes receberão um montante de R$ 314,38 milhões. Deste valor, R$ 211,85 milhões serão destinados a grupos prioritários. Desde 2023, a inclusão da chave Pix do tipo Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) na declaração do Imposto de Renda dá preferência no recebimento da restituição. Esse critério beneficiou a maioria dos contemplados: 60.333 pessoas.

Outros grupos prioritários incluem:

  • 17.603 contribuintes com idade entre 60 e 79 anos;
  • 4.272 professores cuja principal fonte de renda é o magistério;
  • 3.159 idosos acima de 80 anos;
  • 2.505 pessoas com deficiência física, mental ou moléstia grave.

Os demais 18.047 contribuintes não se enquadram nos critérios de prioridade e receberão conforme a disponibilidade.

Como consultar a restituição do IR

Os contribuintes podem verificar se estão no lote acessando o site da Receita Federal e clicando em "Meu Imposto de Renda", seguido da opção "Consultar a Restituição". A consulta também pode ser feita pelo aplicativo da Receita para tablets e smartphones.

Pagamento e resgate da restituição

Os valores serão depositados em 28 de fevereiro na conta bancária informada na declaração ou via chave Pix CPF. Caso o crédito não seja realizado, por exemplo, devido a conta desativada, o valor ficará disponível para resgate por até um ano no Banco do Brasil. O contribuinte poderá solicitar o crédito para outra conta pelo Portal BB ou pelos telefones de atendimento do banco:

  • 4004-0001 (capitais);
  • 0800-729-0001 (outras localidades);
  • 0800-729-0088 (exclusivo para deficientes auditivos).

Se o resgate não for feito dentro do prazo de um ano, será necessário solicitar o valor via Portal e-CAC, acessando "Meu Imposto de Renda" e, em seguida, "Solicitar restituição não resgatada na rede bancária".

Contribuintes que não estiverem na lista deste lote devem acessar o e-CAC, verificar pendências e, se necessário, enviar uma declaração retificadora para tentar entrar nos próximos lotes da malha fina.

+++Acompanhe as principais informações sobre o mercado de trabalho no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google Newsempregos

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.