Contribuintes que caíram na malha fina e regularizaram pendências podem consultar se receberão restituição. Receita libera consulta nesta sexta (21). Saiba mais!
A Receita Federal libera, a partir das 10h desta sexta-feira (21), a consulta ao lote da malha fina do Imposto de Renda referente a fevereiro. O lote também inclui restituições residuais de anos anteriores para contribuintes que caíram na malha fina, mas corrigiram as pendências junto ao Fisco.
Ao todo, 105.919 contribuintes receberão um montante de R$ 314,38 milhões. Deste valor, R$ 211,85 milhões serão destinados a grupos prioritários. Desde 2023, a inclusão da chave Pix do tipo Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) na declaração do Imposto de Renda dá preferência no recebimento da restituição. Esse critério beneficiou a maioria dos contemplados: 60.333 pessoas.
Outros grupos prioritários incluem:
Os demais 18.047 contribuintes não se enquadram nos critérios de prioridade e receberão conforme a disponibilidade.
LEIA TAMBÉM
Os contribuintes podem verificar se estão no lote acessando o site da Receita Federal e clicando em "Meu Imposto de Renda", seguido da opção "Consultar a Restituição". A consulta também pode ser feita pelo aplicativo da Receita para tablets e smartphones.
Os valores serão depositados em 28 de fevereiro na conta bancária informada na declaração ou via chave Pix CPF. Caso o crédito não seja realizado, por exemplo, devido a conta desativada, o valor ficará disponível para resgate por até um ano no Banco do Brasil. O contribuinte poderá solicitar o crédito para outra conta pelo Portal BB ou pelos telefones de atendimento do banco:
Se o resgate não for feito dentro do prazo de um ano, será necessário solicitar o valor via Portal e-CAC, acessando "Meu Imposto de Renda" e, em seguida, "Solicitar restituição não resgatada na rede bancária".
Contribuintes que não estiverem na lista deste lote devem acessar o e-CAC, verificar pendências e, se necessário, enviar uma declaração retificadora para tentar entrar nos próximos lotes da malha fina.
+++Acompanhe as principais informações sobre o mercado de trabalho no JC Concursos
Siga o JC Concursos no Google NewsempregosMais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.