Tudo Sobre

Empregos Akakia

Rede pretende gerar cerca de 300 empregos em 2007

Basicamente, cada loja inaugurada pela rede fabricante de perfumes e cosméticos gera oportunidades de trabalho



Redação
Publicado em 24/01/2007, às 11h02

Basicamente, cada loja inaugurada pela rede fabricante de perfumes e cosméticos gera oportunidades de trabalho para os cargos de Vendedora (interna e externa), Caixa, Estoquista e Gerente

Firme no propósito de tornar-se uma das principais empresas brasileiras de seu segmento, a Akakia, fabricante catarinense de perfumes e cosméticos, continua a dar seqüência ao seu ousado plano de expansão.

Em entrevista exclusiva à equipe do JC&E, o diretor e fundador da empresa, Guilherme Jacob, revela que, até o final deste ano, a empresa espera ter entre 50 e 60 novas lojas instaladas em todo o Brasil, que gerarão cerca de 300 empregos diretos. "Somente em São Paulo temos mais de 30 lojas previstas", adianta o executivo.

A Akakia

Para quem não sabe, a Akakia teve origem com a marca Cosmética Italiana, grife de produtos de tratamento de beleza que inicialmente atuava com venda domiciliar e que até o final de 2003 possuía 62 lojas, em diversas cidades brasileiras e nos principais shoppings. Em 2005, após desentendimento entre seus sócios, a empresa foi vendida ao empresário Guilherme Jacob, que a remodelou e criou a Akakia Brasil.

Hoje, a marca comercializa cremes hidratantes e de tratamento, além de óleos, colônias, xampús e condicionadores, em suas lojas e também pelo sistema porta-a-porta, com o apoio de equipes de Vendedoras externas. Desta forma, a marca abocanhou, em pequeno espaço de tempo, uma considerável fatia de mercado de outras empresas do setor, como Água de Cheiro, O Boticário, Natura e Avon.

Atualmente, a empresa conta com 106 lojas, localizadas nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Pará, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Maranhão, Bahia, Paraná, Pernambuco, Sergipe, Piauí, Rio Grande do Norte, Alagoas, Paraíba e Ceará, além do Distrito Federal.

Vagas

Para entrar em funcionamento, cada nova loja Akakia precisa, basicamente, de pessoal para a área Comercial e também para o trabalho externo. Assim, são criadas chances para os cargos de Vendedora Interna, Caixa, Estoquista (função que, em alguns casos, pode ser desempenhada por uma Vendedora) e Gerente (que pode ser o próprio franqueado ou não). "As novas lojas também terão suas equipes de Vendedoras no sistema porta-a-porta, que atuarão como Consultoras de Beleza, visitando grêmios e empresas, dentre outros estabelecimentos. Dessa maneira esperamos cobrir o Brasil de ponta-a-ponta, independente do tamanho da cidade ou classe social do nosso consumidor final", afirma Jacob.

Quem preferir, ainda poderá conseguir uma colocação profissional na indústria que fabrica os produtos Akakia (localizada em Palhoça/SC) ou nos escritórios da empresa. "Neste ano, devemos abrir cerca de 30 oportunidades de emprego na fábrica e em nossos escritórios. Na indústria, as vagas são dirigidas, sobretudo, a mulheres. Nos escritórios, as chances são para quem quer atuar nas áreas de Planejamento, Serviços Gerais, Logística e Gerenciamento", revela.

Perfil

Dos candidatos às vagas de loja, a empresa exige excelente comunicação. Já para as oportunidades existentes na indústria, a Akakia busca candidatos com boa relação interpessoal.

De acordo com o executivo, a Akakia contrata até mesmo pessoas que só foram alfabetizadas, já que o essencial é ter uma excelente apresentação pessoal, pois ela serve como "cartão de visita" para quem trabalha neste ramo. "É importante sempre se apresentar bem, já que ninguém compra produtos de beleza de uma pessoa que possui uma aparência descuidada", alerta.

Seleção

Segundo Jacob, após uma triagem inicial de currículos, os candidatos são convocados para uma entrevista. Em seguida, são submetidos aos exames médicos de praxe e, se aprovados, passam por um período de experiência. Quem obtiver êxito nesta etapa é, posteriormente, efetivado pela empresa.

Remuneração

De acordo com o diretor, os salários oferecidos pelas lojas Akakia variam conforme a região, mas nunca são menores que o piso da categoria. Uma Vendedora interna, por exemplo, recebe cerca de R$ 450,00 mensais (piso de comerciante), acrescidos de 3% de comissão. Já uma Vendedora externa pode optar por receber um salário fixo, mais comissão de 3% ou abrir mão destes vencimentos, passando a ganhar apenas a comissão sobre suas vendas (que, neste caso, sobe para 30% do total).

"Na fábrica, oferecemos como benefícios transporte e alimentação, além de acompanhamento do médico do trabalho semanalmente. Nas lojas os acordos serão feitos com cada franqueado, pois toda região tem sua necessidade", afirma.

Treinamento

Segundo Jacob, todos os funcionários da indústria são treinados pela gerência de cada departamento e reciclados permanentemente. "Nas lojas, o treinamento é realizado no período de uma semana, com a nossa equipe de formação de profissionais", acrescenta ele.

Serviço:

As pessoas interessadas em trabalhar nas próximas franquias Akakia que serão abertas em todo o Brasil podem procurar a loja mais próxima e entregar seus currículos, ao longo de todo o ano.

Anote os endereços de algumas lojas Akakia na Capital paulista:

Vila Prudente

Shopping Central Plaza: av. do Estados, 980 – lj. 193 - F: 11-61682253

Tatuapé

Shopping Metrô Tatuapé: rua Domingos Agostim, 91 – lj. 366 - Cidade Mãe de Deus - F: 11-61931745

Itaim Bibi

Rua Iaiá, 180 - F: 11-35540935

Interlagos

Shopping Interlagos: av. Interlagos, 2255 – lj. 232 - F: 11-55643296

Aricanduva

Shopping Leste Aricanduva: av. Aricanduva, 5555 – lj. 97 - F: 11-67270137

Santana

Rua Dr. César, 64 - F: 11-69505736

Santo Amaro

Av. Adolfo Pinheiro, 384 – lj. 49 - Galeria Borba Gato - F: 11-56866868

Vila Madalena

Rua Harmonia, 446 - F: 11-30314483.

Já para as vagas na fábrica, os interessados devem enviar seus currículos para o e-mail

zilton@agedobrasil.com.br.

A relação completa de lojas e seus respectivos endereços podem ser consultados no site da rede, cujo endereço eletrônico é www.akakia.com.br.

Cristiane Navarro Vaz
Reportagem/SP

+ Resumo Empregos Akakia

Akakia
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Não definido
Escolaridade: Não informado
Faixa de salário:
Estados com Vagas: AC, AL, AM, AP, BA, CE, DF, ES, GO, MA, MG, MS, MT, PA, PB, PE, PI, PR, RJ, RN, RO, RR, RS, SC, SE, SP, TO

+ Agenda

24/01/2008 Divulgação do Resultado Adicionar no Google Agenda

Comentários

Mais Lidas