MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Segundo pesquisa, profissionais com idade entre 42 a 58 anos já sofreram preconceito pela idade

Ainda de acordo com a pesquisa, o preconceito não acontece apenas com os profissionais mais velho, mas também com as das novas gerações

Etarismo atinge todas as gerações
Etarismo atinge todas as gerações - Freepik
Victoria Batalha

Victoria Batalha

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 02/03/2023, às 09h54 - Atualizado às 10h08

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O preconceito com profissionais mais velhos é algo que vem crescendo dentro das empresas, pelo menos é o que revela uma pesquisa realizada pelo Infojobs, onde 66% profissionais da Geração X (1960 - 1979) disseram que sentem que seus colegas mais jovens duvidam de suas capacidades no trabalho e profissionalismo.

Além disso, foi mostrado que 57% dos trabalhadores entrevistados já passaram por algum momento de preconceito no trabalho devido à idade. Porém, não são apenas os profissionais mais velhos que já foram prejudicados pela idade, os profissionais da Geração Y (1980-1989) e Geração Z (1990-2010) também já sofreram etarismo devido a colegas mais velhos. 73% responderam que se sentem subestimados pela idade. 

Outro ponto, é que 76% das gerações Y e Z acreditam que os colegas da geração X são mais resistentes aos seus posicionamentos no trabalho. 

Porém, 80% dos entrevistados acreditam que os conflitos entre as gerações são comuns dentro do mercado de trabalho e 62% responderam que já tiveram que lidar com situações de etarismo. 37% acredita que os conflitos é devido diferentes posicionamentos e posturas devido ao trabalho e 17% pela forma de falar.  

Mesmo assim, 82% dos participaram responderam que veem chances de se desenvolverem ao conhecerem coisas novas quando convivem com diferentes gerações no trabalho. 

Para poder realizar a pesquisa, a Infojobs contou com a participação de 1.222 profissionais do gênero masculino e feminino, onde 55% eram da Geração X, 36% da Geração Y e 9% da geração Z.

O que é etarismo?

O etarismo é a discriminação que acontece com alguém devido à idade, por exemplo, quando um funcionário é tratado de forma diferente por ser mais velho ou mais jovem para desempenhar alguma tarefa. 

Essa discriminação pode aparecer de diversas formas, como estereótipos baseados pela idade, desclassificação no processo de contratação, promoção ou treinamento. Um tratamento injusto no ambiente de trabalho, etc. É etarismo quando duvidam da capacidade e habilidades de alguém por causa da idade, por exemplo, acreditar que profissionais mais velhos não sabem usar tecnologia ou não são capazes de se adaptar a mudanças. 

Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.