MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Setor de restaurantes promete gerar muitos empregos este ano, revela pesquisa

Conforme uma pesquisa realizada pela Abrasel, 33% dos empresários no setor pretendem aumentar o quadro de funcionários este ano

Garçom sorrindo enquanto segura um prato servido com uma fatia de torta
Garçom sorrindo enquanto segura um prato servido com uma fatia de torta - Freepik
Victoria Batalha

Victoria Batalha

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 06/03/2023, às 08h54 - Atualizado às 09h02

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Para quem está em busca de uma nova oportunidade no mercado de trabalho, o setor de restaurantes promete ficar em alta e gerar muitas contratações, este ano, é o que revela uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel)

O Brasil vai ter altas contratações em restaurantes este ano. 33% dos empreendedores em todo o país responderam ao levantamento que vão aumentar o quadro de funcionários em 2023. Em 2022, de acordo com Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o setor gerou 115 mil vagas no Brasil.

Em dezembro no ano passado, conforme dados da Abrasel, 59% das empresas da área registraram um aumento no faturamento em comparação com a mesma época em 2021, gerando altas expectativas para este ano na geração de empregos. 

Faturamento ficou acima da inflação e aumento nos salários

Conforme a pesquisa da Abrasel, 44% dos 1.748 empreendedores entrevistados disseram que o faturamento foi maior do que a inflação do ano passado. Já para 12%, o faturamento acompanhou a inflação e para 11% o rendimento teve uma queda em relação a 2021. 

Sobre as expectativas, 66% responderam que o faturamento deste ano seja maior que a inflação. 16% acham que vai acompanhar e 5% acreditam que o crescimento será menor. 8% disseram que esperam que a inflação mantenha o valor de 2022 e 4% já estão prevendo uma queda no rendimento. 

Sobre os preços nos restaurantes, 40% dos empresários disseram que foi preciso fazer reajustes no cardápio devido à inflação, 27% fizeram ajustes abaixo do índice e 23% não fizeram nada. Apenas 10% dos empreendedores responderam que aumentaram os valores acima dos valores da inflação. 

Outro ponto positivo, segundo a Abrasel, é que o salário médio do setor subiu e ficou acima da média geral do país, com um aumento de 9,5%, passando do valor de R$ 1.820,00. A média geral foi de 9,3%. Sendo uma indicação da recuperação no setor, já que muitas empresas estão oferecendo condições melhores para atrair e reter talentos no setor. 

Porém, mesmo com um aumento no faturamento, segundo o levantamento da Abrasel, o setor de alimentação ainda está tentando superar os prejuízos gerados durante a pandemia de Covid-19. Ao menos 70% dos entrevistados ainda possuem empréstimos contratados da época e 23% estão inadimplentes. 

Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.