Boletim Salariômetro, da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), divulgado ontem (25) apontou reajuste do salário mínimo acima da inflação
O reajuste do salário mínimo surpreendeu ao superar a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), em 78%, no mês de janeiro de 2023. A informação é do boletim Salariômetro, da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), divulgado neste sábado (25).
Em relação ao mesmo período no ano passado, o percentual era de 29%. Em 14,9% das negociações no início do ano, o reajuste permaneceu igual à inflação. Já em 7,1% dos acordos, os trabalhadores tiveram perdas no salário. A média do salário ficou em R$ 1.400.
A tabela salarial, a exemplo do boletim Salariômeto, apresenta tendência de reajuste de melhora acima da inflação. Em dezembro, as negociações com ganhos reais representaram 72,9% do total. Em novembro, era de 45,3%.
A expectativa é de que a prévia para o mês de fevereiro chegue a um reajuste de 85,7%, que deve ser superior à inflação medida pelo INPC. Um total de 49 instrumentos foram incluídos na tabela até o anúncio do boletim. A Fipe observou que esses resultados preliminares estão sujeitos a flutuações de amostra e estão sujeitos a alterações.
LEIA TAMBÉM
A grande parte dos Estados brasileiros utilizam como base o salário mínimo 2023 (R$ 1.302), definido pelo governo federal, mas alguns deles estipulam o valor a partir de um piso regional, com valor superior ao aplicado nacionalmente. A medida é para conseguir equiparar as diferenças econômicas encontradas nas diversas regiões do país.
+ Últimos pagamentos do Bolsa Família e Vale Gás nesta semana; Veja quem pode receber
A Fipe coleta dados do acompanhamento de negociações coletivas feitas a partir de acordos e convenções, as quais são registradas pelo Mediador do Ministério da Economia.
Com isso, esses dados e informações, que estão disponíveis no sistema, são organizados e tabulados, sendo observado os 40 resultados da negociação coletiva, reunidos em acordos e convenções e também por atividade econômica e setores econômicos.
*Com informações da Agência Brasil
+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasilMais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.