MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Reajuste do salário mínimo surpreende e supera inflação em quase 80% dos casos

Boletim Salariômetro, da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), divulgado ontem (25) apontou reajuste do salário mínimo acima da inflação

Um homem segura notas de dinheiro
Um homem segura notas de dinheiro - Canva - Reajuaste do salário mínimo
Jean Albuquerque

Jean Albuquerque

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 26/02/2023, às 11h22

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O reajuste do salário mínimo surpreendeu ao superar a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), em 78%, no mês de janeiro de 2023. A informação é do boletim Salariômetro, da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), divulgado neste sábado (25). 

Em relação ao mesmo período no ano passado, o percentual era de 29%. Em 14,9% das negociações no início do ano, o reajuste permaneceu igual à inflação. Já em 7,1% dos acordos, os trabalhadores tiveram perdas no salário. A média do salário ficou em R$ 1.400. 

A tabela salarial, a exemplo do boletim Salariômeto, apresenta tendência de reajuste de melhora acima da inflação. Em dezembro, as negociações com ganhos reais representaram 72,9% do total. Em novembro, era de 45,3%.

A expectativa é de que a prévia para o mês de fevereiro chegue a um reajuste de 85,7%, que deve ser superior à inflação medida pelo INPC. Um total de 49 instrumentos foram incluídos na tabela até o anúncio do boletim. A Fipe observou que esses resultados preliminares estão sujeitos a flutuações de amostra e estão sujeitos a alterações.

A grande parte dos Estados brasileiros utilizam como base o salário mínimo 2023 (R$ 1.302), definido pelo governo federal, mas alguns deles estipulam o valor a partir de um piso regional, com valor superior ao aplicado nacionalmente. A medida é para conseguir equiparar as diferenças econômicas encontradas nas diversas regiões do país. 

+ Últimos pagamentos do Bolsa Família e Vale Gás nesta semana; Veja quem pode receber

Saiba como é feito o cálculo 

A Fipe coleta dados do acompanhamento de negociações coletivas feitas a partir de acordos e convenções, as quais são registradas pelo Mediador do Ministério da Economia.

Com isso, esses dados e informações, que estão disponíveis no sistema, são organizados e tabulados, sendo observado os 40 resultados da negociação coletiva, reunidos em acordos e convenções e também por atividade econômica e setores econômicos.

*Com informações da Agência Brasil 

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.