MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Supereco oferece cursos gratuitos de Educomunicação

Os cursos são totalmente gratuitos e têm o objetivo de capacitar as comunidades para que possam produzir seus próprios materiais educativos e de informação com temas socioambientais e sobre a situação das águas da Bacia do Rio São Francisco

Renan Abbade
Publicado em 12/09/2014, às 12h32

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O projeto “Tecendo as Águas”, do Instituto Supereco, oferece no Espaço Cultural Batuíra, em São Sebastião/SP, cursos de Educomunicação em três modalidades - rádio, audiovisual e web - preferencialmente para moradores ou profissionais que atuam nos bairros de Cigarras, Figueira, São Francisco, Morro do Abrigo, Portal da Olaria, Arrastão, Reserva do Moulin, Pontal da Cruz e Praia Deserta.

Os cursos são totalmente gratuitos e com inscrições somente até o dia 19 de setembro na sede do Supereco. O objetivo é capacitar as comunidades para que possam produzir seus próprios materiais educativos e de informação com temas socioambientais e sobre a situação das águas da Bacia do Rio São Francisco em São Sebastião, refletindo sobre os problemas e potencialidades da região.

Profissionais da área de comunicação ensinarão como funciona uma rádio (ou criar programas e produtos de rádio), como desenvolver e produzir vídeos, desde a filmagem até a edição e finalização, e como criar e atuar em blogs, Facebook e Twitter.

Os participantes aprenderão a filmar, roteirizar, fotografar, entrevistar, criar radionovelas e participar de forma eficiente das redes sociais. O “Tecendo as Águas”, que tem patrocínio da Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental, idealizou o curso reconhecendo que todas as pessoas são produtoras de cultura e é de suma importância a ação comunicativa para o convívio humano e para a distribuição do conhecimento.

O curso de audiovisual será ministrado pelo jornalista e produtor de vídeo David Francisco Ferreira Junior, que já trabalhou em emissoras de TV como Rede Vida, TV Vanguarda e TV Band Vale como cinegrafista e editor. Hoje atua em sua própria produtora, a Studio Web Vídeo.

O radialista Carlinhos Paes ministrará o curso de rádio. Ele já trabalhou em várias rádios da região do litoral norte e, inclusive, foi o professor de rádio de Educomunicação no Projeto “Água de Beber” do Supereco, também patrocinado pela Petrobras. Hoje, além de atuar como radialista, possui um estúdio de rádio onde faz gravações comerciais e institucionais.

As aulas serão um mix de educação ambiental e educomunicação, com o apoio da equipe técnica do projeto, além dos docentes de comunicação.

Como participar
As inscrições deverão ser realizadas, pessoalmente, de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h30 e das 13h às 17h, no Instituto Supereco, localizado na rua Três Bandeirantes, nº 116, Centro, em São Sebastião/SP, telefone (12) 3892-6292, com Susan.

No ato de inscrição, os candidatos devem levar documento de identificação (RG ou CPF) ou certidão de nascimento. Os menores de 18 anos deverão comparecer acompanhados de um responsável.

Serão avaliadas as fichas de inscrição de acordo com o interesse do candidato na modalidade escolhida, seu grau de envolvimento com a Bacia do Rio São Francisco e sua disponibilidade para participar do período de duração do curso. Os candidatos pré-selecionados para a segunda etapa passarão por entrevista.

Nas três modalidades (radio, vídeo e web), o curso acontecerá no Espaço Cultural Batuíra, na rua Martins do Val, nº 99, São Francisco, em São Sebastião.

Programação

Curso de rádio
Dias:
terças e quintas
Horários: 14h30 às 17h
Início das aulas: 30/9 (turma 1) e 2/10 (turma 2)
Professor: Carlinhos Paes (radialista)
Vagas: 5 por turma
Idade mínima: 10 anos

Curso de vídeo
Dias:
sextas (manhã e tarde)
Horários: 9h às 12h (turma 1) e 14h às 17h (turma 2)
Início das aulas: 3/10
Professor: David Ferreira (jornalista e produtor de vídeo)
Vagas: 8 por turma
Idade mínima: 14 anos

Curso de web - blog, Facebook, Twitter
Dias:
quartas
Horários: 9h às 12h (turma 1) e 14h às 17h (turma 2)
Início das aulas: outubro
Vagas: 5 por turma
Idade mínima: 10 anos

Sobre o Instituto Supereco
É uma OSCIP que atua há 20 anos (que serão completados em outubro) com a missão de promover a educação ambiental como ferramenta estratégica de conservação ambiental aliada ao desenvolvimento humano.

Os 23 programas, projetos e intervenções de educação pela sustentabilidade, abrangendo todos os biomas do Brasil, formaram mais de 10.500 educadores e lideranças multiplicadoras em educação ambiental, atenderam mais de 1,5 milhão de crianças e jovens em programas de educação ambiental presencial e à distância, contemplaram 900.000 participantes diretos nas intervenções socioambientais e produziram 95 publicações especializadas na área.

Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.