Descubra como trabalhadores CLT podem se tornar nômades digitais na Espanha, aproveitando a estabilidade do emprego formal no Brasil e a liberdade de viver no exterior
Você é um trabalhador CLT e sonha em se tornar um nômade digital na Espanha? A boa notícia é que isso é totalmente possível. O governo espanhol abriu precedentes para trabalhadores CLT, concedendo a possibilidade de visto de nômade digital para essa categoria. Isso representa uma nova oportunidade para profissionais que desejam combinar a estabilidade de um emprego formal no Brasil com a liberdade de viver em outro país.
Para solicitar esse visto, o candidato deve comprovar renda mensal bruta de € 2.646,00, aproximadamente R$ 15 mil reais (dependendo do câmbio). Além disso, é necessário apresentar o contrato de trabalho ou prestação de serviços à distância com uma empresa situada fora da Espanha, e ainda comprovar vínculo empregatício de mais de três meses do modelo remoto.
Neste caso, não é necessário ter a cidadania para solicitar esse tipo de permissão, comenta Renata Barbalho, CEO da Espanha Fácil, assessoria de imigração e prestação de serviços para brasileiros na Espanha.
Uma vez aprovado o visto, ele terá validade de um ano, exceto se o contrato de trabalho indicar uma duração inferior. Após esse período, é possível solicitar a prorrogação da autorização do documento, que será válido por mais três anos. Vencendo este último período, o nômade digital deverá renovar a permissão de visto a cada dois anos.
LEIA TAMBÉM
Segundo o VisaGuide.Word, guia que reúne informações online sobre vistos em todo o mundo, a Espanha é o melhor país para nômades digitais, com uma pontuação de 4,50 de 5. O levantamento leva em consideração alguns aspectos importantes para esses profissionais, tais como custo de vida em euros, score de saúde global, disponibilidade ativa de visto e velocidade de internet.
No país, os teletrabalhadores internacionais têm acesso a um visto especial. Existem duas possibilidades para que os brasileiros solicitem o documento nessa categoria, a primeira é requerer o documento no consulado da Espanha no Brasil, a segunda é, caso o profissional já seja residente, com um visto de turista, ele pode solicitar o pedido de residência como nômade digital, neste caso, será válido por três anos e renovável para mais dois, comenta Renata.
A especialista destaca outros pontos atrativos para os brasileiros que pretendem embarcar nessa experiência:
+++Acompanhe as principais informações sobre o mercado de trabalho no JC Concursos
Siga o JC Concursos no Google Newsempregosvagas de empregoMais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.