MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Transparência Salarial: pesquisa mostra tendências de remuneração no ambiente corporativo

Uma análise da pesquisa do Talenses Group em parceria com a FGV-Eaesp e Talent.com revela diferenças na percepção da transparência salarial entre diferentes níveis hierárquicos e faixas de renda

Transparência Salarial: pesquisa mostra tendências de remuneração no ambiente corporativo
Freepik
Victor Meira

Victor Meira

victor@jcconcursos.com.br

Publicado em 11/01/2024, às 20h11

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

A transparência salarial tem sido um tema quente no mundo corporativo, e uma pesquisa inédita do Talenses Group, em parceria com a FGV-Eaesp e o apoio da Talent.com, trouxe insights valiosos sobre o assunto. 

Com uma amostra de 887 profissionais, a pesquisa destacou as diferenças de percepção entre gerações, níveis hierárquicos e faixas de renda.

Transparência salarial: motivos para a transparência salarial

Entre os que veem benefícios na transparência salarial, 39% apontam para a redução da discriminação salarial e do viés inconsciente. Por outro lado, 28% dos que são contra acreditam que isso prejudica a empresa, afetando o poder de negociação e podendo causar insatisfação entre os colaboradores atuais.

Percepções por nível hierárquico

A liderança mais alta mostra resistência à divulgação de salários em descrições de cargos, com apenas 45% a favor, em comparação com 76% dos colaboradores e 61% dos gerentes. A importância de conhecer o salário antes de se candidatar também varia, sendo considerada importante por 81% dos colaboradores, 72% dos gerentes e 56% da alta liderança.

Percepções por faixa de renda

A pesquisa revelou que quanto menor a renda, maior a importância dada ao salário. Além disso, pessoas com rendas mais altas tendem a perceber menos transparência salarial por parte dos empregadores. Por exemplo, 83% dos que ganham até R$ 2.500/mês concordam que os salários deveriam ser divulgados, enquanto apenas 30% dos que ganham mais de R$ 35.000/mês compartilham dessa opinião.

Importância do salário em processos seletivos

O salário é considerado o fator mais importante em oportunidades de emprego, seguido por benefícios e condições de trabalho flexíveis. Discutir salário durante uma entrevista é visto como muito fácil por 32,6% dos respondentes, enquanto 6,6% o consideram muito difícil.

A pesquisa do Talenses Group oferece uma visão abrangente das atitudes em relação à transparência salarial, destacando a necessidade de um diálogo mais aberto e inclusivo nas práticas de contratação e remuneração.

+++Acompanhe as principais informações sobre o mercado de trabalho no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google Newsempregosestágiostrainees

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.