MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

TUDO o que você precisa saber antes de começar um estágio

Saiba todas as informações necessárias antes de dar início a um estágio, tornando sua experiência muito mais proveitosa e positiva

Grupo de cinco jovens sorrindo para uma selfie
Grupo de cinco jovens sorrindo para uma selfie - Freepik
Victoria Batalha

Victoria Batalha

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 03/02/2023, às 09h13 - Atualizado às 09h19

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Iniciar a procura por um estágio pode gerar muitas emoções para um estudante, como o frio na barriga por dar um novo passo e conhecer o mercado de trabalho, medo por não ter experiência, ânimo para por todos os conhecimentos em prática, etc. Porém, antes de iniciar, é importante saber que o estágio é um momento de aprendizado. 

TUDO o que você precisa saber antes de iniciar um estágio

Objetivos: antes de iniciar, é importante saber quais são seus planos. Apesar de o estágio ser um momento de aprendizado, também é uma oportunidade para você ir gradualmente se inserido no mercado de trabalho e ir fazendo o seu próprio networking. Então analise o que você deseja e vá procurando estágio e empresas que se encaixem melhor com os seus objetivos.

Responsabilidade: o estágio também é um bom momento para criar responsabilidade sobre os horários, tarefas e projetos. 

Conheças as empresas: quando estiver em busca de um estágio, conheça as empresas, os valores e cultura de cada uma e veja se isso está alinhado com você e com o você quer para a sua carreira, já que o estágio é um momento de se inserir no mercado e deixar boas impressões para ambos os lados. Também pesquise sobre as vagas e atribuições.

Benefícios: apesar de o estágio não ser CLT, muitas empresas oferecem benefícios para estagiários além da bolsa-auxílio, se isso for de seu interesse, procure por vagas que façam essas ofertas, como vale-refeição, planos de saúde, day off no aniversário, etc.

Oportunidades de aprendizado: o principal objetivo de um estágio é o aprendizado, por isso veja se a empresa oferece chances de crescimento e o suporte necessário para o ensino, como treinamentos, projetos e orientações necessárias. Procure opiniões em redes sociais, como o LinkedIn se for necessário.

Além disso, durante a entrevista, faça o maior número de perguntas necessárias e esclareça todas as suas dúvidas sobre o programa antes de aceitar a vaga. Ao saber de tudo isso, sua experiência pode ser muito mais proveitosa e positiva.

Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.