Serviço do CST oferece oficinas e vagas de emprego

O programa tem como objetivo orientar o profissional e encaminhá-lo para uma vaga que se adeque ao seu perfil

Leandro Cesaroni
Publicado em 13/05/2013, às 11h44

A partir deste mês, o Centro de Solidariedade ao Trabalhador (CST) lança um novo serviço gratuito, o Orienta, voltado para o aprimoramento de conhecimentos e o aumento das chances de conseguir um emprego.
 
O programa trará oficinas de orientação profissional para o trabalho que irão tornar os participantes mais seguros e atualizados em processos seletivos, testes e para desempenhar funções em determinadas áreas. Ele é dividido em cinco ramificações: Orienta Atitude, que ensina sobre empregabilidade, entrevistas, processos seletivos, entre outros, Orienta Comunicação, para aprimorar a oratória e conhecimentos da língua portuguesa, Orienta Raciocínio Lógico, para desenvolver Matemática Básica e Financeira, Orienta Informática, para utilizar mais e melhor as ferramentas da informática além da internet e redes sociais no ambiente de trabalho e Orienta Empreendedorismo, voltado para pessoas que possuem habilidade que, bem desenvolvida, poderá se tornar fonte de renda.
 
De acordo com Andrea Isaias, coordenadora do Orienta, as atividades foram planejadas com o objetivo de atender a necessidade e a urgência do trabalhador, por isso oferece palestras de três horas, no caso do Orienta Atitude, e oficinas com uma carga horária maior, de até 16 horas. Essa flexibilidade facilita o acesso e assiduidade do trabalhador

“Optamos por formar turmas pequenas para que cada trabalhador fosse bem atendido e realmente pudesse identificar e solucionar seus problemas. A carga horária pequena e o conteúdo direcionado aos processos seletivos realizados no CST e no mercado em geral ajudam o participante a sair mais confiante e atualizado. A curta duração diminui os gastos com alimentação e transporte”, conta Andréa.
 
Enquanto aprende, os atendentes buscam no banco de dados alguma oportunidade para esse trabalhador, verificam se o cadastro está atualizado e emitem cartas de encaminhamento que recebem sempre ao final de cada oficina, com a preocupação de encaminhar o trabalhador para vagas mais adequadas ao seu perfil profissional.
 
O Orienta é composto por uma equipe de profissionais com experiência em RH, processos seletivos e treinamentos, em sua maioria psicólogos, que realizam uma entrevista com trabalhador para encaminhá-los para as oficinas, de acordo com as áreas que tem necessidade de aprimoramento.

Comentários

Mais Lidas