MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Vagas temporárias 2023: veja algumas dicas para sair empregado no final do ano

As vagas temporárias de final de ano costumam ser uma oportunidade para quem deseja fazer uma renda extra ou buscar uma nova oportunidade de emprego

Vendedor de uma loja
Vendedor de uma loja - Freepik
Victor Meira

Victor Meira

victor@jcconcursos.com.br

Publicado em 31/10/2023, às 22h49

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

As datas comemorativas de fim de ano são uma excelente oportunidade para quem deseja uma renda extra ou quer voltar para o mercado de trabalho. Para atender a busca e as compras do consumidor, lojistas e empresários abrem vagas temporárias de emprego para  o contingente de funcionários e cobrir a alta demanda.

Lojas de roupas, fábricas, padarias e restaurantes abrem postos de trabalho e aumentam a força tarefa para o fim de ano. De acordo com a Confederação Nacional do Comércio, cerca de 110 mil vagas temporárias serão abertas em todo o país, o número representa um aumento de 12,24% em comparação com o ano passado, que registrou 98 mil postos de trabalho temporários.

“As vagas temporárias são fundamentais para o comércio e o varejo como um todo. Nas festas de fim de ano, a rotatividade de clientes aumenta, demandando maior atenção e cuidado com o consumidor. Somar a equipe de trabalho é fundamental para garantir boas vendas”, comenta Maurício Stainoff, presidente da FCDL-SP (Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de São Paulo).

A abertura desses postos de trabalho temporários podem se transformar em uma oportunidade para o trabalhador que está buscando um emprego fixo. Segundo o levantamento da CNC, em 2022, cerca de 12 mil funcionários foram efetivados ao final do contrato temporário.

Como se candidatar a uma vaga temporária no fim de ano?

Se você está interessado em uma vaga temporária no fim de ano, saiba que existem algumas formas de se candidatar e aumentar suas chances de ser contratado. Veja algumas dicas:

Acompanhe os anúncios das empresas

Uma forma simples de encontrar uma vaga temporária é acompanhar os anúncios das empresas que estão contratando. Você pode pesquisar nos sites das empresas, nas redes sociais, nos jornais ou nas vitrines das lojas. Fique atento aos requisitos exigidos, ao prazo de inscrição e à forma de contato.

Cadastre-se em plataformas de emprego

Outra forma de buscar uma vaga temporária é se cadastrar em plataformas de emprego online, como o Indeed, o Catho ou o Vagas.com. Esses sites permitem que você crie um perfil profissional, envie seu currículo e se candidate às vagas disponíveis. Além disso, você pode filtrar sua busca por área, cargo, localização ou tipo de contrato.

Procure por indicações

Uma das melhores formas de conseguir uma vaga temporária é por meio de indicações. Por isso, converse com seus amigos, familiares ou conhecidos que trabalham ou já trabalharam em empresas que contratam temporários no fim de ano. Peça para eles te indicarem ou te informarem sobre as oportunidades abertas.

Visite as lojas pessoalmente

Por fim, uma forma tradicional de se candidatar a uma vaga temporária é visitar as lojas pessoalmente. Leve seu currículo impresso e entregue ao gerente ou ao responsável pela contratação. Aproveite para se apresentar e demonstrar seu interesse pela vaga. Essa atitude pode causar uma boa impressão e te diferenciar dos demais candidatos.

Quais são os benefícios de trabalhar como temporário no fim de ano?

Trabalhar como temporário no fim de ano pode trazer diversos benefícios para sua carreira e sua vida pessoal. Veja alguns exemplos:

Ganhar dinheiro extra

Um dos principais benefícios de trabalhar como temporário no fim de ano é ganhar dinheiro extra. Com o salário recebido, você pode pagar suas dívidas, poupar para seus projetos ou realizar seus sonhos. Além disso, dependendo do seu desempenho, você pode receber comissões ou gratificações.

Adquirir experiência profissional

Outro benefício de trabalhar como temporário no fim de ano é adquirir experiência profissional. Ao trabalhar em um ambiente diferente do habitual, você pode desenvolver novas habilidades, aprender novas técnicas e conhecer novas ferramentas. Essa experiência pode enriquecer seu currículo e te abrir novas portas no mercado.

Ampliar sua rede de contatos

Um benefício adicional de trabalhar como temporário no fim de ano é ampliar sua rede de contatos. Ao trabalhar em uma empresa, você pode conhecer pessoas que podem te ajudar em sua carreira, como colegas, clientes, fornecedores ou gestores. Essas pessoas podem te indicar para outras vagas, te recomendar para outros empregadores ou te dar dicas valiosas.

Ter a chance de ser efetivado

Por último, um benefício muito desejado por quem trabalha como temporário no fim de ano é ter a chance de ser efetivado. Muitas empresas aproveitam o período de contratação temporária para avaliar os candidatos e selecionar aqueles que se destacam. Se você fizer um bom trabalho, pode ser convidado a permanecer na empresa após o fim do contrato.

+++Acompanhe as principais informações sobre o mercado de trabalho no JC Concursos 

Siga o JC Concursos no Google Newsempregos

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.