MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Veja como alcançar cargos de lideranças com 7 dicas de especialistas

Descubra as habilidades essenciais para alcançar cargos de liderança e como a Ultra Cursos está preparando os líderes do futuro

Veja como alcançar cargos de lideranças com 7 dicas de especialistas
Freepik
Victor Meira

Victor Meira

victor@jcconcursos.com.br

Publicado em 20/03/2024, às 17h36

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Em um mercado em constante transformação, a busca por líderes preparados para os desafios do futuro é cada vez mais intensa. Dados da Fundação Getúlio Vargas revelam que a demanda por profissionais com habilidades de gestão está crescendo a um ritmo acelerado. Em 2023, as empresas brasileiras abriram mais de 1 milhão de vagas para cargos de liderança, um aumento de 20% em relação ao ano anterior.

Nesse contexto, os jovens assumem um papel fundamental, pois serão eles os responsáveis por conduzir as empresas e organizações nos próximos anos.

Além de investir em uma boa formação, os jovens devem buscar desenvolver algumas características essenciais. Pedro Paixão, CEO da rede de escolas de ensino profissionalizante Ultra Cursos, separou 7 dicas fundamentais para um perfil de liderança:

  1. Desenvolva seus soft skills: Habilidades como comunicação, trabalho em equipe, resolução de problemas e tomada de decisões são essenciais para um bom líder. “Para liderar efetivamente, é necessário ter visão, estabelecer metas desafiadoras e comunicar-se de maneira clara e empática”, explica Pedro.
  2. Seja proativo: Tome iniciativa e não espere que as coisas aconteçam para você.
  3. Seja resiliente: Aprenda com seus erros e continue tentando, mesmo diante de desafios.
  4. Seja um bom comunicador: Saiba se comunicar de forma clara, concisa e eficaz.
  5. Seja um bom ouvinte: Esteja sempre aberto ao feedback e às sugestões dos outros.
  6. Seja ético e honesto: Aja sempre de forma transparente e com integridade.
  7. Busque conhecimento: Esteja sempre procurando se atualizar sobre as últimas tendências da sua área de atuação. “Opte por trilhas de ensino que tenham como foco em capacitar os alunos não só com conhecimento técnico, mas que ajudem a desenvolver as soft skills, preparando assim o profissional para se destacar no mercado de trabalho”, ressalta Pedro.

A demanda por líderes preparados e capacitados para os desafios do mercado é cada vez mais evidente”, comenta Paixão.

Ele afirma que na rede houve um aumento de 35% da procura dos jovens pelos cursos que desenvolvem as habilidades de gestão, como os correlatos à administração.

A Ultra Cursos reconhece a importância da capacitação dos jovens para o futuro do mercado de trabalho para além das chamadas hard skills. Por isso, oferecemos em nossos programas um foco no desenvolvimento de habilidades técnicas e comportamentais essenciais para um líder de sucesso”, completa Pedro.

Sobre a Ultra Cursos

A rede de franquias Ultra Cursos, fundada em 2016 por Pedro Paixão em Pernambuco, tem atualmente 27 unidades em operação, presente em oito estados brasileiros e com um polo licenciado no Japão. A rede de ensino profissionalizante atende principalmente os públicos das classes C, D e E oferecendo acesso a ensino de qualidade.

+++Acompanhe as principais informações sobre o mercado de trabalho no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google Newsempregosvagas de emprego

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.