Confira o calendário PIS/Pasep 2025 e saiba quem tem direito ao abono salarial, benefício destinado a trabalhadores que ganham até dois salários mínimos
O abono salarial, também conhecido como PIS/Pasep, é um benefício importante para trabalhadores formais que ganham até dois salários mínimos. Destinado a integrar o trabalhador ao desenvolvimento socioeconômico do país, o abono de 2025 será pago aos que trabalharam em 2023.
Os pagamentos estão previstos para começar em fevereiro, conforme um calendário preliminar proposto pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
O calendário ainda necessita de aprovação pelo Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Condefat). No entanto, a tendência é que o cronograma sugerido pelo governo seja mantido. A seguir, veja como funciona esse benefício, suas regras e o calendário de 2025 para o PIS/Pasep.
O valor do abono é proporcional ao tempo trabalhado no ano-base. Quem trabalhou durante todo o ano pode receber até um salário mínimo, que está previsto para ser de R$ 1.515 em 2025. Os trabalhadores da iniciativa privada recebem pelo PIS, administrado pela Caixa Econômica Federal, enquanto os servidores públicos recebem pelo Pasep, gerido pelo Banco do Brasil.
LEIA TAMBÉM
LEIA TAMBÉM:
Para ter direito ao abono salarial do PIS/Pasep, os trabalhadores precisam cumprir certos requisitos:
Se aprovado, o calendário preliminar do PIS/Pasep determina que os pagamentos começarão em 17 de fevereiro. As datas são escalonadas de acordo com o mês de nascimento do trabalhador. Os valores podem ser solicitados até cinco anos após o calendário oficial, por meio de um recurso administrativo junto ao Ministério do Trabalho. Confira as datas previstas:
+++Acompanhe as principais informações sobre o mercado de trabalho no JC Concursos
Siga o JC Concursos no Google NewsempregosMais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.