MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | youtube jc | Cursos Gratuitos

Profissionais +50 estão ganhando mais espaço nos Telesserviços

O setor de Telesserviços, conhecido por empregar jovens, agora abre portas para profissionais com mais de 50 anos. Veja como a inclusão está transformando a área

Profissionais +50 estão ganhando mais espaço nos Telesserviços
Freepik
Victor Meira

Victor Meira

victor@jcconcursos.com.br

Publicado em 16/12/2024, às 13h47

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O setor de Telesserviços, tradicionalmente conhecido por ser uma das principais portas de entrada para jovens no mercado de trabalho, está cada vez mais se tornando um espaço de oportunidades para profissionais acima dos 50 anos. 

Dados da Associação Brasileira de Telesserviços (ABT) revelam que, dos aproximadamente 1,4 milhão de trabalhadores, cerca de 3% têm mais de 50 anos. Este movimento se deve, em parte, às vantagens do trabalho híbrido, ao contato com novas tecnologias e à possibilidade de se manterem ativos, algo valorizado por esses profissionais.

Exemplo desse cenário é Wagner Erlei Eugenio, de 56 anos, que, após uma carreira consolidada em vendas e materiais de construção, encontrou na NeoBPO uma chance de se reinventar. Desde 2023, ele atua como atendimento multiskill e valoriza a acessibilidade do setor para quem busca uma nova oportunidade no mercado. 

"Sempre tive as portas abertas. É uma área acessível para quem busca uma nova chance no mercado", afirma. 

Luciano Baruque, de 69 anos e com 25 de experiência no setor, também destaca a inclusão no Telesserviços. Metalúrgico por 20 anos, Luciano iniciou sua carreira no setor de call center na antiga Telefônica e, após a criação da Atento, migrou espontaneamente para a nova empresa. Com uma trajetória diversificada, atuou em áreas como facilities, TI e infraestrutura, até ser promovido recentemente a gerente de Planejamento de Capacidade Produtiva. Ele observa que, embora o processo de aprendizagem dos jovens seja rápido, a produção dos profissionais mais velhos, uma vez atingido o pico de produtividade, tende a ser mais constante. 

LEIA TAMBÉM: 

"Fui promovido esse ano, na véspera do meu aniversário. Isso me encheu de orgulho, não apenas pela promoção, mas porque a empresa pratica inclusão", destaca Luciano.

Além disso, Luciano participa de um grupo de aliados voluntários na Atento que promove o respeito entre diferentes gerações, combatendo o etarismo. 

"Não se trata apenas dos mais velhos, mas de uma questão de respeito por todas as idades", afirma. Tanto Wagner quanto Luciano demonstram que, para eles, trabalhar é uma questão de paixão e propósito, refletindo dedicação e entusiasmo em suas funções.

Gustavo Faria, vice-presidente da ABT, reforça que a contratação de pessoas mais experientes agrega valor às empresas e impacta positivamente clientes e resultados. 

"Acreditamos que a diversidade gera valor para a empresa e tem um impacto positivo em nossos clientes e resultados. O setor está reconhecendo cada vez mais o valor e a contribuição que os profissionais mais experientes trazem para o trabalho", comenta.

O segmento de Telesserviços tem se empenhado em promover um ambiente inclusivo, valorizando a diversidade geracional. 

"Estamos comprometidos em estimular a diversidade entre gerações e valorizar a riqueza que cada uma delas traz. Ao reconhecer e aproveitar as habilidades, capacidades e perspectivas distintas de cada geração, criamos um ambiente inclusivo que promove oportunidades de crescimento. Profissionais 50+, com sua imensa sabedoria, experiência e paixão, são essenciais para o crescimento do setor", acrescenta Gustavo.

A mudança de mentalidade está em curso, e Luciano ressalta a necessidade de constante atualização e perseverança. 

"As empresas estão percebendo que a experiência e a sabedoria acumuladas ao longo dos anos são ativos valiosos", complementa 

Para aqueles que buscam uma nova oportunidade, o conselho de Wagner é claro: "Envie seu currículo! Você vai ter uma chance de se sentir útil e ingressar no mercado de trabalho novamente", finaliza.

+++Acompanhe as principais informações sobre o mercado de trabalho no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google Newsempregos

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.