Especialista listou atitudes que acabam alimentando comportamentos tóxicos dentro de empresas e como deve ser evitado esse tipo de situação
Uma pesquisa recente feita pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), apontou que um dos principais motivos para a “Grande Renúncia”, fenômeno que teve um aumento com o início da pandemia do Covid-19 nos Estados Unidos, é devido a cultura tóxica em grandes empresas.
Mesmo que a remuneração seja alta e atrativa, os colaboradores acabam preferindo deixar os seus empregos porque nem os salários ou benefícios são o suficiente para mantê-los dentro das empresas.
De acordo com a autora Tonia Casarin, o comportamento negativo de um líder pode afetar o desempenho do time. “Um ambiente tóxico pode trazer diversos malefícios à saúde física e mental, é dever do líder criar um lugar seguro para todos dentro da empresa”, comenta a especialista. Mesmo que as novas gerações não aceitem esse tipo de relação abusiva, ainda existe dentro do meio corporativo, mesmo que com menos intensidade.
A cultura tóxica se inicia quando o clima organizacional sai do controle, criando um ambiente de desconfiança entre todos da equipe. “Pense em um local de trabalho: as pessoas que estão ali reunidas possuem personalidades e histórias de vida diferentes, e precisam trabalhar juntas em prol de um mesmo objetivo", comenta Tonia.
LEIA TAMBÉM
Desta forma, existe só um caminho a se seguir, que é reforçar a confiança entre todos. Pensando nisso, Tonia criou uma lista de comportamentos tóxicos que são comuns e devem ser evitados nos ambientes de trabalho.
Para evitar esse tipo de situação, é importante criar um ambiente onde todos se sintam confortáveis e acolhidos. Além disso, é importante promover a inclusão e equidade dentro da equipe.
Siga o JC Concursos no Google NewsMais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.