O Ministério da Educação (MEC) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC) div
O Ministério da Educação (MEC) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC) divulgaram ontem os resultados obtidos na Avaliação Trienal 2007, em que uma comissão formada por 700 consultores de 45 áreas do conhecimento avaliou o desempenho de programas de pós-graduação (mestrado e doutorado) no período compreendido entre os anos de 2004 e 2006.
Esta é a 15a edição da avaliação desde a implantação do Sistema de Avaliação da Pós-Graduação Nacional, em 1976. São observados nos cursos quesitos como a produção científica, a formação de mestres e doutores e o impacto social causado pelos programas.
Um total de 2.266 programas passou pela análise da comissão, perfazendo 3.409 cursos: 2.070 de mestrado acadêmico, 1.182 de doutorado e 157 de mestrado profissional. São concedidas notas de 1 a 7, da seguinte forma:
notas 1 e 2: cursos serão descredenciados pela Capes
nota 3: cursos com padrão mínimo de qualidade
nota 4: cursos com bom desempenho
nota 5: cursos com alto nível de desempenho (o maior conceito admitido para programas que incluam apenas mestrado)
notas 6 e 7: cursos com desempenho equivalente ao dos mais importantes centros internacionais de ensino e pesquisa
A relação elaborada pela Capes está disponível abaixo. Os cursos têm prazo de 30 dias, contados a partir de ontem, para requerer reconsideração dos resultados, sendo que tais recursos devem ter seu julgamento até o fim deste ano.
Lygia Roncel
Siga o JC Concursos no Google NewsMais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.