MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

BID abre processo seletivo para atuação no exterior

Instituição está em busca de candidatos de até 35 anos para atuação nos Estados Unidos, América Latina e Caribe.

Redação
Publicado em 12/01/2012, às 14h11

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O Programa Jovens  Profissionais, promovido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), recebe inscrições até o dia 1º de março daqueles que tenham interesse em atuar na sede da instituição, localizada em Washington (Estados Unidos), e nas respectivas representações da América Latina e Caribe.

O perfil do futuro integrante do programa deve ser: ter até 32 anos de idade e possuir pelo menos dois anos de experiência profissional em uma ou mais das seguintes áreas: desenvolvimento econômico, desenvolvimento social, infraestrutura, meio ambiente e recursos naturais, financiamento de projetos, setor privado e administração de empresas.

O Banco também espera que os candidatos tenham experiência em setores que apoiem suas prioridades institucionais: políticas sociais para equidade e produtividade, infraestrutura e instituições para o crescimento, competitividade e bem-estar social, integração internacional competitiva regional e global, segurança alimentar, meio ambiente, mudança climática e energias renováveis.

A primeira parte do processo seletivo consta da avaliação de currículos pelo departamento de recursos humanos, uma avaliação técnica por uma equipe de especialistas do banco e, em seguida, uma seleção pelo painel que conduzirá às entrevistas.

As entrevistas do processo seletivo serão realizadas em Washington (as despesas serão custeadas pela instituição). Existe a possibilidade de que os pré-selecionados para essa etapa tenham que produzir um estudo de caso e apresentar referências.

Ainda nessa fase será avaliado se os candidatos atendem ao perfil exigido e se contam com as seguintes características: capacidade analítica, habilidade para trabalhar em equipe e comunicar-se claramente e disponibilidade para servir em missões ou mudar-se para trabalhar em um escritório na América Latina e no Caribe. 

Os interessados devem: ser cidadão de um dos países membros do Banco; ser fluente em inglês e espanhol, com conhecimento de trabalho de uma terceira língua oficial do banco (francês ou português); ter mestrado, licenciatura ou equivalente em uma universidade reconhecida no momento de apresentar a candidatura; ter dois anos de experiência profissionalem negócios relacionados à instituição; e estar dispensado de obrigações militarespor toda a duração do programa.

O BID também estimula a participação de candidatos afro-descendentes e indígenas. Candidatos que atendam a esse perfil devem ter 35 anos de idade ou menos em 1º de janeiro do ano da candidatura e ser fluente em uma das línguas de trabalho do banco (inglês, espanhol, francês ou português), com conhecimento desejável de uma segunda língua.

O formulário de inscrição está disponível na página eletrônica: www.iadb.org/pt/carreiras. Ao entrar no site, o candidato deve clicar em “Jovens Profissionais”.

O programa terá duração de dois anos. Existe a possibilidade de que, ao fim dele, os participantes venham a ocupar um cargo permanente.

Luana Almeida

Veja também:

Universitários/AM:Bolsa Universidade concede 20,5 mil bolsas de estudo

Vestibular 2012:Fuvest prossegue com provas de habilidades específicas

Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.