MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Conselho divulga prazos para bolsas 2009

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico oferece 13 tipos de bolsas e duas de auxílio.

Redação
Publicado em 15/01/2009, às 15h16

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) divulga seu calendário deste ano de subsídio à pesquisa e apoio à formação de recursos humanos.

Serão oferecidas 13 modalidades de bolsas e duas de auxílios com datas de inscrição distribuídas ao longo do ano. Com o lançamento da programação 2009, o CNPq objetiva manter a comunidade científica e tecnológica informada sobre os principais editais de concessão de bolsas no país e no exterior.

Em relação aos prazos, estudantes interessados em obter apoio para a realização de Mestrado ou Doutorado devem se dirigir às coordenações dos programas de pós-graduação para as quais o CNPq distribui as quotas de bolsas. O Edital 70/2008 está dividido em duas fases, uma delas com início em 31 de março de 2009, que concederá bolsas a partir de agosto do ano corrente. As inscrições vão até 15 de maio.

As bolsas de Doutorado Pleno no Exterior recebem inscrições até 5 de março. Existem oportunidades de bolsas de Pós-Doutorado Júnior, Empresarial, Sênior, Pós-Doutorado no exterior, Sanduíche no país e no exterior, Estágio Sênior e Pesquisador Visitante, cada uma com limite de inscrição diferenciado. Veja o calendário na íntegra e prazos de inscrição em: http://www.cnpq.br/calendario/index.htm

Já os auxílios para a participação em Eventos Científicos no exterior (AVG) devem ser solicitados com 90 dias de antecedência em relação à data prevista para a viagem do pesquisador.

Luana Almeida

Siga o JC Concursos no Google News

+ Resumo do Concurso CNPq

CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Educação
Escolaridade: Ensino Superior
Faixa de salário:
Organizadora: O próprio órgão
Estados com Vagas: AC, AL, AP, AM, BA, CE, DF, ES, GO‍, MA, MT, MS, MG, PA, PB, PR, PE, PI, RJ, RN, RS, RO, RR, SC, SP, SE, TO

+ Agenda do Concurso

15/01/2010 Divulgação do Resultado Adicionar no Google Agenda

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.