Tudo Sobre

Concurso Profissões e Cursos

ANALISTA DE SEGURANÇA

Sorria! Você está sendo vigiado



Redação
Publicado em 29/01/2007, às 12h50

De acordo com Jayme, o Analista de Segurança atua na empresa como um todo, avaliando desde sistemas operacionais de servidores e clientes (como Linux e Windows), passando por programas, aplicativos e ferramentas, até chegar aos equipamentos utilizados. Além disso, ele é responsável, pelo monitoramento de tentativas de invasão a sistemas operacionais e a equipamentos de interconectividade, avaliando brechas de segurança e, também, o uso indevido dos recursos da rede (tais como os programas MSN e Orkut), atuando na definição e manutenção de regras de utilização dos recursos computacionais da empresa.

CURSO

Ainda não foi aprovado pelo Ministério da Educação qualquer curso, em nível de graduação, para a área de Análise de Segurança. Por isso, geralmente, os profissionais deste segmento são oriundos das faculdades de Ciência da Computação, Engenharia da Computação, Tecnologia da Informação, Sistemas da Informação, entre outros relacionados à Informática e Exatas. No entanto, existem diversos cursos de especialização e de pós-graduação em áreas específicas de segurança, tais como: firewalls, antivírus, detectores de intrusos etc.

Porém, de acordo com Denny Roger, da Batori Software & Security, o mais importante é o profissional possuir uma certificação na área de Segurança. “A certificação CISSP, por exemplo, é uma das mais importantes do mundo na área. Ela é recomendada para profissionais com foco na questão de gerenciamento e controles”, completa. Para ele, de qualquer forma, o profissional deve possuir uma formação generalista, com experiência em tecnologias de segurança, análise de risco e coordenação de comitês de segurança.

Percebe-se, portanto, que a formação profissional é tão importante quanto a habilidade de liderança para administrar problemas que envolvem aspectos tecnológicos nos diversos departamentos de uma mesma empresa. “Por isso, o profissional deve ter um perfil de iniciativa, buscando a atualização constante e sendo capaz de evitar o preciosismo técnico”, afirma Jayme. Além disso, boa comunicação, facilidade de relacionamento interpessoal, dinamismo, capacidade de lidar com situações inesperadas, raciocínio lógico e praticidade são outras características que completam o modelo de um bom profissional.

MERCADO

De acordo com os profissionais da área ouvidos pelo JC&E, há uma demanda muito grande, oriunda do mercado de trabalho, por especialistas em Segurança da Informação. Entretanto, essa necessidade não é suprida devido à ausência de interessados com perfil, conhecimento e experiência adequados. “São profissionais escassos e muito disputados no mercado”, afirma Roger. Além disso, Jayme afirma que há a presença de muitos Analistas que “estão atuando como, mas não tem a formação para”, o que passa a ser um reflexo da carência de formação básica e especializada, por parte dos atuantes na área. Mesmo assim, Roger acredita que “se existe uma área em que há profissionais de sucesso que são autoditadas é nesta”.

Olívia Bulla
Reportagem/SP

+ Resumo do Concurso Profissões e Cursos

Profissões e Cursos
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Não definido
Escolaridade: Alfabetizado, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino Técnico, Ensino Superior, Não informado
Faixa de salário:
Estados com Vagas: AC, AL, AM, AP, BA, CE, DF, ES, GO, MA, MG, MS, MT, PA, PB, PE, PI, PR, RJ, RN, RO, RR, RS, SC, SE, SP, TO

+ Agenda do Concurso

29/01/2008 Divulgação do Resultado Adicionar no Google Agenda

Comentários

Mais Lidas