MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Tecnólogo em Silvicultura

Responsável pelas atividades de manejo e produção florestal

Redação
Publicado em 16/11/2007, às 12h44

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Candidato a essa carreira deve gostar de ambientes florestais, ter aptidão para desenvolver-se em biologia vegetal, matemática e gestão bem como disponibilidade para fixar residência em regiões rurais e viajar constantemente


Silvicultura é a ciência dedicada ao estudo dos métodos naturais e artificiais de regenerar e melhorar os povoamentos florestais com vistas a satisfazer às necessidades do mercado. Silvicultura também está relacionada à cultura madeireira. Busca ainda auxiliar na recuperação das florestas por meio do plantio de espécies nativas, preferencialmente de caráter regional, visando à recuperação de recursos hídricos e manutenção de biodiversidade, de forma a aumentar a eficiência do processo.

"O Tecnólogo em Silvicultura é responsável por planejar, executar e controlar atividades de manejo e produção florestal, desenvolvimento de mudas, implantação e manutenção de florestas. É ele quem define sistemas, elabora planejamento operacional e assiste à direção de empresas florestais, participa de sistemas de gestão ambiental e de qualidade da produção e da interação com a comunidade. Além disso, desenvolve e aplica soluções, inovações e pesquisas tecnológicas em Silvicultura e reflorestamento", explica o professor Paulo Keiroglo, coordenador de implantação da nova Fatec Capão Bonito, no Interior do Estado de São Paulo, que terá como novidade a oferta do curso superior de tecnologia em Silvicultura.

Carreira

Segundo o educador, a área de Silvicultura está inserida no segmento da Agropecuária e tem proximidade com os setores de atuação dos profissionais de Agronomia e Engenharias Florestal, de Solos, Madeireira e Ambiental. "A Silvicultura tem por especialização a produção e desenvolvimento das florestas, e sendo um segmento das carreiras citadas, utiliza-se na sua formatação as especificidades que cada uma dessas profissões tem com a área florestal", analisa.

"O Tecnólogo nessa área atua em empresas do setor agroindustrial. O exercício da profissão é realizado em produtoras de florestas plantadas, como eucalipto para extração de celulose; entidades de preservação e recuperação ambiental; empresas de produção madeireira", diz.

Perfil

Para Keiroglo, o estudante que pretende ingressar no curso de Silvicultura deve gostar de ambientes florestais, onde terá amplo campo de trabalho, e ter aptidão para desenvolver-se em biologia vegetal, matemática e gestão.

"A decisão de se especializar nessa área deverá ter como pré-requisito a disponibilidade para fixar residência em regiões rurais e viajar constantemente, o que poderá ser contemplado como fator positivo ou negativo, dependendo de cada indivíduo", alerta o educador, que acrescenta: "talvez a grande dificuldade dessa carreira esteja situada no ineditismo da profissão, pois não há precedentes. As empresas prestadoras de serviços na área da produção florestal normalmente são constituídas por profissionais de áreas similares com especialização em Silvicultura".

Curso

De acordo o professor Keiroglo, o curso de Silvicultura, que a partir do ano que vem passa a ser ministrado pela nova Fatec de Capão Bonito, tem por objetivo a formação de profissionais para atuarem em empresas de produção florestal. "Atualmente, as empresas desse setor são obrigadas a capacitar seus funcionários devido à falta de mão-de-obra especializada. Assim, esse novo curso vem de encontro à expectativa de um setor em franco desenvolvimento nacional", destaca o coordenador.

"O Tecnólogo, ao contrário da imagem geral que se tem, não é o auxiliar de profissionais com graduação plena, mas sim o responsável pela produtividade no setor onde atua. Um tecnólogo pode complementar seus estudos cursando uma pós-graduação "strictu sensu" e receber o título de mestre ou doutor na sua área de especialização", esclarece.

O educador lembra, ainda, que o curso contempla os estudos nas áreas de biologia vegetal e suas particularidades, informática, educação e gestão ambiental, gestão em agronegócios, geoprocessamento, planejamento empresarial, estudos laboratoriais, estatística, projetos de reflorestamento, logística, cálculos matemáticos e pesquisas operacionais sobre desenvolvimento de processos produtivos.

"A grade curricular será composta de 45 disciplinas distribuídas ao longo de seis semestres letivos, ou seja, o curso terá duração de três anos, com carga horária total de 2.400 horas. Neste curso, os estudantes terão um conjunto de aulas práticas nos laboratórios da faculdade e nas empresas produtoras de florestas da região", informa Keiroglo.

Onde estudar

Para ingressar no curso de Silvicultura da unidade Capão Bonito é preciso obter aprovação no Vestibular das Fatecs realizado semestralmente pelo Centro Paula Souza.

O último Processo Seletivo, referente ao 1º Semestre de 2008, recebeu inscrições até 19 de outubro e terá provas no dia 9 de dezembro.

No primeiro semestre do ano que vem, haverá inscrições para nova turma com cobertura completa do Jornal dos Concursos & Empregos.

Mercado

Segundo o coordenador, pesquisas sobre empregabilidade nessa área de Silvicultura indicam que haverá muito interesse do setor produtivo florestal, pois há carência nacional de mão-de-obra especializada na operação da produção e da produtividade.

"No País, o setor emprega aproximadamente seis milhões de pessoas e responde sozinho por quase 4% do PIB anual brasileiro. A divulgação da abertura do curso em algumas empresas do setor resultou em manifestação de interesse pelos ouvintes e em promessa de oferta de vagas aos futuros formandos", comenta Keiroglo, que complementa: "para aqueles que desejam trabalhar como autônomos, prestando consultorias e assessorias aos produtores florestais, há um mercado muito extenso a ser explorado".


Rogerio Jovaneli/SP

Siga o JC Concursos no Google News

+ Resumo do Concurso Profissões e Cursos

Profissões e Cursos
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Educação
Escolaridade: Ensino Fundamental, Ensino Médio
Faixa de salário:
Organizadora: www.dinamicaconsultoria.com.br
Estados com Vagas: AC, AL, AP, AM, BA, CE, DF, ES, GO‍, MA, MT, MS, MG, PA, PB, PR, PE, PI, RJ, RN, RS, RO, RR, SC, SP, SE, TO

+ Agenda do Concurso

15/11/2008 Divulgação do Resultado Adicionar no Google Agenda

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.