MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

DESENHO INDUSTRIAL

Projetando o sucesso

Redação
Publicado em 02/02/2007, às 14h44

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O Desenhista Industrial, também chamado de Designer, atua em diferentes níveis da atividade humana, projetando sistemas de imagens ou objetos. Ele é encarregado de planejar e desenvolver projetos gráficos de produtos que serão industrializados.

Trata-se de um profissional sensível às novas tendências estéticas, com ampla cultura geral e capacidade de entendimento do que o mercado espera e deseja. Seu objetivo é encontrar o equilíbrio entre aspectos práticos e estéticos de cada elemento.

A profissão compreende o processo de formação estética que será aplicada no desenvolvimento de produtos, segundo as tendências estético-culturais da sociedade e as condições técnico-econômicas da produção industrial. Abrange conceitos científicos, tecnológicos e de marketing. O domínio de ferramentas tecnológicas e recursos de multimídia é fundamental.

Também faz parte das características do trabalho do Designer Industrial pensar em processos de fabricação viáveis para o produto criado, de forma que o preço de venda seja adequado às possibilidades do consumidor. Ao desenvolver um automóvel, por exemplo, ele considera a sua função utilitária, as tendências e expectativas do mercado consumidor, aliado à viabilidade de produção.

"O profissional da área de Desenho Industrial ou Design tem por incumbência intervir no entorno humano, projetando, com ética e responsabilidade social, sistemas, simples ou compostos, de imagens ou de objetos", explica Joaquim Fernando Prado Ribeiro, coordenador do curso de Desenho Industrial da Universidade São Judas Tadeu.

Dos estúdios e departamentos de grandes companhias nascem projetos de cadeiras, canetas, veículos, eletrodomésticos, embalagens, projetos editoriais, entre outros inúmeros produtos que a sociedade necessita. "O Desenhista Industrial pode trabalhar em qualquer empresa voltada à produção de objetos ou de imagens. Ele atua onde estão os problemas, e estes variam dependendo da região" aponta Ribeiro.

PERFIL

Para o coordenador, o estudante que pretende seguir essa carreira deve ter uma predisposição para resolver problemas cujas soluções possam ser obtidas por intermédio de seu projeto. "O aluno, dentre várias áreas de interesse, precisa gostar de arte, desenho, fotografia, construção de modelos, vídeo, computação gráfica, tecnologias e de enxergar e resolver problemas por intermédio de projetos", afirma Ribeiro, que destaca: "é importante mencionar que ao abraçar esta profissão deve-se estar sempre pronto a enfrentar novos desafios, uma vez que os problemas apresentados pelo entorno humano sempre são novos. Por conseguinte, o profissional de Design deve ter interesse em realizar pesquisas continuamente".

CURSO

De acordo com o educador, o curso de Desenho Industrial é ministrado em quatro anos, sendo composto por disciplinas teóricas e práticas. "O curso que a São Judas oferece tem por objetivo habilitar o aluno, tanto na área de Projeto de Produto quanto na área de Programação Visual. Além disso, o aluno cumpre regime de estágio obrigatório de 160 horas anuais", relata Ribeiro.

MERCADO

O profissional formado em Desenho Industrial é requisitado por indústrias de bens de consumo, empresas de design, agências de publicidade, emissoras de televisão, empresas de estamparia e Internet. O Desenhista pode, ainda, trabalhar com criação gráfica, abrangendo editoração, programação visual, sinalização, desenho digital, ilustração, fotografia e desenho animado. Também pode atuar em pesquisa, planejamento, concepção e produção de produtos manufaturados. No segmento de embalagem, um dos que mais crescem no País, há boas oportunidades para profissionais voltados à proteção e identificação de produtos.

"Como em todos os segmentos, o mercado de trabalho em Design está sempre permeável para absorver profissionais competentes e éticos. A melhor maneira de iniciar na carreira é participar de concursos de Design, promovidos por empresas ou por instituições destinadas à divulgação do setor. Para atualizar-se, é aconselhável que o profissional visite exposições, participe de workshops e de todas as atividades que em sua essência contenham Design. Um dos caminhos para o sucesso é a seriedade aliada à ética e à dedicação profissional", ressalta Ribeiro.

Rogerio Jovaneli
Reportagem/SP

Siga o JC Concursos no Google News

+ Resumo do Concurso Profissões e Cursos

Profissões e Cursos
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Educação
Escolaridade: Ensino Fundamental, Ensino Médio
Faixa de salário:
Estados com Vagas: AC, AL, AP, AM, BA, CE, DF, ES, GO‍, MA, MT, MS, MG, PA, PB, PR, PE, PI, RJ, RN, RS, RO, RR, SC, SP, SE, TO

+ Agenda do Concurso

02/02/2008 Divulgação do Resultado Adicionar no Google Agenda

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.