MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

EDUCAÇÃO ARTÍSTICA

A vida é uma arte

Redação
Publicado em 29/01/2007, às 10h58

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

A Arte pode ser vista como um objeto da cultura através da história e como conjunto organizado de relações formais, alimentada pelo contato com o fenômeno artístico. Ao fazer e conhecer Artes, é possível percorrer trajetos de aprendizagem que propiciem conhecimentos específicos sobre a relação do homem com o mundo. Além disso, o mundo das Artes desenvolve potencialidades como percepção, observação, imaginação e sensibilidade, que permitem alicerçar a consciência criativa e intuitiva, além da apreensão significativa dos conteúdos.

“A Arte expressa sentimentos, mostra o mundo segundo a visão do artista, pode ser crítica ou dar testemunho de seu tempo. É essencial para uma vida rica, mas ainda assim, depende da economia, da política”, relata a coordenadora do curso de Educação Artística da Universidade São Judas Tadeu, Marina Sani Marques de Oliveira Cardoso.

CURSO

O curso de Educação Artística tem duas habilitações: bacharelado em Artes Plásticas, que desenvolve estudos teóricos e práticos na área Visual, e bacharelado em Artes Cênicas, que utiliza o conhecimento e técnicas para o desenvolvimento da expressão do corpo e da voz, com a finalidade da interpretação teatral.

Em Artes Plásticas, o aluno desenvolve a capacidade de criação e expressão na pintura, escultura, desenho, fotografia e outras modalidades artísticas, utilizando técnicas tradicionais e de computação. Ele poderá dedicar-se à carreira artística e/ou atuar em áreas que necessitem de um especialista em Criação e Expressão Plástica, como museus, galerias, indústria têxtil, eventos, ilustração, desenho em quadrinhos, entre outros.

Já a habilitação em Artes Cênicas desenvolve a aptidão artística, por meio da vivência prática e do estudo teórico do teatro, propiciando experiências abrangentes em interpretação, direção, cenografia, dramaturgia e história do teatro. “Em qualquer uma dessas áreas o profissional necessita de criatividade, de sensibilidade, ser perceptivo e flexível, para poder desenvolver a capacidade de análise, o espírito crítico, a expressão, a interpretação e, finalmente, a criação” afirma Marina.

ATIVIDADES

O Artista Plástico ou das Artes Visuais trabalha com materiais diversos na criação de desenhos, gravuras, pinturas, esculturas, modelagens etc. “Atualmente, o profissional pode desenvolver trabalhos em Informática, como editoração eletrônica, animação, vinhetas para TV e páginas na Internet. Ele pode, ainda, atuar na área de Gestão, trabalhando com montagem de exposições, curadoria, promoções culturais, comerciais e publicidade.

Já o Ator pode trabalhar com a representação no teatro, televisão, cinema, em comerciais para rádio e TV, apresentações em eventos comerciais e residenciais, teatro empresa, dublagem, dramaturgia, crítica teatral, gestão de espetáculos etc.”, aponta a coordenadora do curso na USJT.

Monitoria de eventos culturais, cenografia, ilustração, histórias em quadrinhos são outras atividades dentre a grande gama de possibilidades oferecidas pela profissão. Além disso, com a opção de Licenciatura, os formados podem atuar no ensino infantil, fundamental e médio, em oficinas, nas escolas de formação técnica e, se cursarem pós-graduação, no ensino superior.

Olívia Bulla
Reportagem/SP

Siga o JC Concursos no Google News

+ Resumo do Concurso Profissões e Cursos

Profissões e Cursos
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Não definido
Escolaridade: Ensino Médio
Faixa de salário:
Estados com Vagas: AC, AL, AP, AM, BA, CE, DF, ES, GO‍, MA, MT, MS, MG, PA, PB, PR, PE, PI, RJ, RN, RS, RO, RR, SC, SP, SE, TO

+ Agenda do Concurso

29/01/2008 Divulgação do Resultado Adicionar no Google Agenda

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.