MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Técnico em Administração

O mercado está em alta para o Técnico em Administração

Redação
Publicado em 29/01/2007, às 10h01

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Colaborar nos planejamentos estratégico, tático e operacional de uma empresa; realizar atividades na área de recursos humanos; intermediar mão-de-obra para colocação e recolocação de profissionais; executar tarefas nos setores fiscal e financeiro; assessorar a área de vendas. Essas são algumas das atribuições do Técnico em Administração, que pode ser formado em um ano e meio em escolas técnicas como as do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, instituição do Governo do Estado de São Paulo.

CURSO

O objetivo de um Curso Técnico em Administração é desenvolver competências e habilidades que visam formar um profissional apto a auxiliar na rotina administrativa das empresas. Na Escola Técnica Estadual Albert Einstein, do Centro Paulo Souza, o curso tem duração de 18 meses e oferece ao aluno a oportunidade de colocar a teoria na prática, por meio de uma empresa fictícia. “Desde o primeiro módulo os alunos planejam e organizam a abertura da empresa. Este projeto é administrado por todos os módulos do curso”, informa a coordenadora Mônica Reyes.

PERFIL

Conforme Mônica Reyes, o interessado em seguir a carreira de Técnico em Administração deve ser ético e competitivo, ter visão crítica e de liderança, grande capacidade de comunicação e facilidade para trabalhar em equipe. “Comprometimento com a execução de tarefas e atualização constante sobre novas tecnologias são outras características que o profissional deve possuir”, garante a coordenadora.

MERCADO

O Técnico em Administração poderá trabalhar nas áreas da indústria, comércio, prestação de serviços, empresas em geral de pequeno e médio porte, entre outros. E, segundo Mônica Reyes, o mercado é promissor. Ela afirma que é possível medir o crescimento no setor a partir informações fornecidas por instituições de recrutamento, como o Centro de Integração Empresa Escola (CIEE), o Núcleo Brasileiro de Estágios (NUBE) e o Conselho Regional de Administração (CRA), além das próprias empresas que entram em contato com a ETE. “Mesmo não tendo dados estatísticos, podemos afirmar que o mundo do trabalho oferece oportunidades nessa área diariamente e que o profissional Técnico em Administração terá espaço em todos os setores da economia”, analisa. Mas, tanto para iniciar como para crescer na profissão, de acordo com a coordenadora, é preciso ter boa comunicação interpessoal e expressão correta, saber utilizar o raciocínio lógico, ser crítico e analítico, ter criatividade, ser capaz de resolver situações com flexibilidade e adaptabilidade diante de problemas e de selecionar procedimentos que privilegiem formas de atuação em prol de objetivos comuns. O Técnico em Administração poderá começar como Auxiliar Administrativo-Financeiro e chegar a gerir o próprio negócio. Conforme Mônica, quando estagiário, o aluno receberá bolsa-auxílio a partir de R$ 450,00. Ao ser efetivado, o profissional terá direito a salário-base de R$ 600,00.

DICAS

Para finalizar, Mônica Reyes dá algumas dicas. “Essencial na formação de um profissional é que ele esteja sempre voltado para o futuro e nunca desista de desbravar seu caminho. Tentar sempre, desistir nunca”, salienta a coordenadora, que recomenda ainda bastante atualização, tanto no caso de iniciantes como no de profissionais já com vivência na área. Para os estudantes em busca de estágio, ela indica os sites do CIEE (www.ciee.org.br), da Catho (www.catho.com.br) e do Nube (www.nube.com.br).

Luciana Quierati
Reportagem/SP

Siga o JC Concursos no Google News

+ Resumo do Concurso Profissões e Cursos

Profissões e Cursos
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Não definido
Escolaridade: Alfabetizado, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino Técnico, Ensino Superior, Não informado
Faixa de salário:
Estados com Vagas: AC, AL, AP, AM, BA, CE, DF, ES, GO‍, MA, MT, MS, MG, PA, PB, PR, PE, PI, RJ, RN, RS, RO, RR, SC, SP, SE, TO

+ Agenda do Concurso

29/01/2008 Divulgação do Resultado Adicionar no Google Agenda

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.