MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Filosofia

Formando pensadores

Redação
Publicado em 20/04/2007, às 14h42

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Formar pensadores. Esse é um dos objetivos da graduação em Filosofia. Nesse curso, os alunos estudam e refletem sobre a realidade e as questões do pensamento e do conhecimento humano. Essa carreira visa a uma formação técnica e crítica do estudante, por meio do estudo aprofundado da história da Filosofia e dos assuntos ligados à reflexão filosófica: tanto os legados pela tradição, quanto os vinculados às questões contemporâneas.

"A atividade do Filósofo não constitui profissão no sentido regulamentar. Fazer Filosofia é exercitar o uso rigoroso da razão na análise de diferentes problemas. O Filósofo pode ‘pensar’ a cultura, as ciências, a religião, a política, a história, a moral, o belo etc. Ele lê muito e de forma cuidadosa busca uma compreensão mais profunda dos fenômenos", explica Antônio José da Silva (foto), coordenador do curso de Filosofia da Universidade São Judas Tadeu (USJT).

Segundo ele, o formado nessa área pode atuar no campo da pesquisa e da docência, seja no ensino médio ou superior. "Normalmente, como resultado da pesquisa, o Filósofo deve escrever e publicar seus textos. Por sua experiência como pesquisador e escritor, também pode trabalhar como consultor de editoras, jornais, revistas e órgãos de fomento à cultura e educação", conta.

Perfil

Para o educador da USJT, o aluno que pretende enveredar-se por esse segmento deve gostar de estudar, além de ter paciência para adquirir os instrumentos necessários para a atividade. "Precisa dominar a língua portuguesa, bem como idiomas estrangeiros. Isto porque para compreender adequadamente um determinado Filósofo é necessário ler suas obras na língua original. Ademais, deve cultivar o gosto pelo raciocínio rigoroso, desenvolvendo um espírito crítico", aponta Silva.

Curso

Na opinião do coordenador da São Judas, o curso deve fornecer uma sólida formação de história da Filosofia, de maneira a capacitar os alunos para a compreensão e a transmissão dos principais temas e problemas filosóficos. "Também deve propiciar uma formação instrumental/metodológica capaz de preparar para a análise e a reflexão crítica", afirma Silva, que esclarece: "o bacharelado tem como foco a preparação do pesquisador como etapa inicial a ser complementada no mestrado e no doutorado. Já a licenciatura incorpora a formação pedagógica necessária para o exercício do ensino no nível médio. A duração do curso pode variar entre três e quatro anos".

No caso do curso de Filosofia da Universidade São Judas Tadeu, a grade disciplinar contempla conteúdos de formação básica (Introdução à Filosofia, Lógica e Filosofia Geral); de formação histórica (História da Filosofia I, História da Filosofia II e História da Filosofia III); conteúdos de formação temática (Teoria do Conhecimento, Filosofia das Ciências, Filosofia Política, Ética e Estética); de formação contemporânea (Epistemologia, Filosofia Contemporânea e Tópicos Especiais de Filosofia); e de iniciação à pesquisa (Seminários de Filosofia I, Seminários de Filosofia II e Seminários de Filosofia III).

O curso de Filosofia é ministrado em diversas instituições de ensino: USP, Unicamp, Unesp, PUC, Mackenzie, além da própria São Judas, entre outras. "No último Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), o curso de Filosofia da São Judas tirou nota máxima. Somente nove entre os 113 cursos avaliados em todo o País alcançaram esse resultado", comemora Silva, que complementa: "nosso curso oferece bolsa integral (100%) aos 30 primeiros classificados no processo seletivo e parcial (50%) aos demais classificados".

Mercado

Para o coordenador, a ampliação da oferta de cursos de Filosofia e a incorporação de disciplinas filosóficas nas diretrizes curriculares de outros cursos estão fazendo com que a atividade docente no ensino superior cresça bastante nos últimos tempos. "Do ponto de vista da quantidade de vagas sem dúvida o ensino médio, onde a Filosofia voltou a ser disciplina obrigatória, pode ser considerada a área de atuação mais promissora para quem se forma nesse curso. A melhor maneira de iniciar, profissionalmente, é ministrando aulas nesse nível de escolaridade. O aspecto negativo fica por conta da baixa remuneração oferecida àqueles que trabalham no setor educacional público, em qualquer setor", reclama Silva.

O coordenador acredita ser importante que os profissionais atualizem-se na área. "Eles podem atualizar-se fazendo uma pós-graduação. Outra dica é evitar o isolamento, participando de eventos no setor", finaliza.

Sites indicados

A estudantes e profissionais da área, o coordenador do curso de Filosofia da Universidade São Judas Tadeu recomenda a consulta aos seguintes sites:

www.sobresites.com/filosofia
www.centro-filos.org.br
www.filosofiavirtual.pro.br
www.anpof.org.br


Rogerio Jovaneli/SP

Siga o JC Concursos no Google News

+ Resumo do Concurso Profissões e Cursos

Profissões e Cursos
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Educação
Escolaridade: Ensino Médio
Faixa de salário:
Estados com Vagas: AC, AL, AP, AM, BA, CE, DF, ES, GO‍, MA, MT, MS, MG, PA, PB, PR, PE, PI, RJ, RN, RS, RO, RR, SC, SP, SE, TO

+ Agenda do Concurso

19/04/2008 Divulgação do Resultado Adicionar no Google Agenda

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.