MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Psicopedagogia

Soluções para questões de ensino e aprendizagem

Redação
Publicado em 06/09/2007, às 11h37

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Profissional avalia e orienta professores, orientadores, coordenadores pedagógicos e pais no encaminhamento de solução para os problemas e dificuldades de aprendizagem

Em entrevista à seção "Profissões & Cursos", o Profº Moacyr da Silva, coordenador do curso de Psicopedagogia e da área de Educação do Centro de Pós-Graduação das Faculdades Oswaldo Cruz, fala mais sobre a carreira. Confira:

JC&E – O que faz o Psicopedagogo?

Profº Dr. Moacyr da Silva (coordenador da Oswaldo Cruz) – O Psicopedagogo atua em escolas (função institucional) ou em qualquer empresa que trabalha as questões de ensino e aprendizagem.

JC&E – Onde ele pode atuar?

Moacyr – No geral, o Psicopedagogo trabalha com a avaliação e orientação para os profissionais-professores, orientadores, coordenadores pedagógicos e pais no encaminhamento de solução para os problemas e dificuldades de aprendizagem de letramento, de elaboração dos conceitos matemáticos e desenvolvimento de raciocínio lógico.
A atuação do Psicopedagogo não se limita ao atendimento à criança. Ela se estende ao adolescente e ao adulto. Em alguns países, o Psicopedagogo vem atuando com a terceira idade no que diz respeito  às práticas de aprendizagem e ao domínio das técnicas da informática.

JC&E – Qual é o perfil necessário? Do que o aluno precisa gostar para seguir essa carreira?

Moacyr – Por ser uma profissão que trabalha com áreas afins, em especial a Pedagogia e a Psicologia, deve estar capacitado na compreensão do desenvolvimento holístico da pessoa em todos os seus estágios.

JC&E – Como é a formação desse profissional?

Moacyr – A formação do Psicopedagogo se dá nos cursos de pós-graduação "lato-sensu", exigindo-se a conclusão de nível superior. Na prática, o que se percebe é que o público que procura a formação em Psicopedagogia geralmente é oriundo dos cursos de licenciatura e de áreas que lidam com o desenvolvimento como Psicologia, Fonoaudiologia, Pedagogia, Medicina, entre outras.
Depois de formado, o profissional pode associar-se à Associação Brasileira de Psicopedagogia (www.abpp.com.br). Assim, estará sempre se atualizando com a oferta de congressos, encontros, revistas da própria associação e outros eventos ligados à área.

JC&E – Como é o curso de Psicopedagogia?

Moacyr – O curso de Psicopedagogia ministrado no Centro de Pós-Graduação das Faculdades "Oswaldo Cruz" ultrapassa as 360 horas exigidas pela legislação e está estruturado em módulos.
O objetivo é oferecer recursos teórico-práticos voltados para a melhor formação do profissional, no sentido de desenvolver habilidades de observar e analisar situações que acarretam dificuldades (atuação preventiva) bem como de propor alternativas de solução.
Os fundamentos teórico-práticos do curso são oferecidos por meio de módulos de Introdução à Psicopedagogia, Desenvolvimento e Aprendizagem: bases afetivas, cognitivas e neurológicas, Comunicação e Psicopedagogia, Tópicos de Educação Matemática, Aquisição da Língua Escrita (Letramento), Atendimento Psicopedagógico, entre outros.

JC&E – Qual a melhor maneira de iniciar profissionalmente na área?

Moacyr – O profissional é inserido no mercado de trabalho a partir da conclusão do curso, o qual já lhe fornece algumas perspectivas de atuação, considerando o contato que terá com outros profissionais, quando da realização dos estágios supervisionados. Geralmente, os estágios estão articulados com os módulos de atendimento de "casos".
Observa-se que, cada vez mais, as escolas estão preocupadas em resolver os problemas de alfabetização, de evasão, de repetência, de inclusão dos alunos portadores de necessidades especiais, solicitando, assim, a atuação do Psicopedagogo para integrar a equipe multidisciplinar da unidade escolar.

JC&E – Qual a remuneração média do Psicopedagogo?

Moacyr – A remuneração desse profissional é variável, conforme a instituição e a jornada de trabalho.


Rogerio Jovaneli

Siga o JC Concursos no Google News

+ Resumo do Concurso Profissões e Cursos

Profissões e Cursos
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Educação
Escolaridade: Ensino Fundamental, Ensino Médio
Faixa de salário:
Organizadora: www.saber.srv.br
Estados com Vagas: AC, AL, AP, AM, BA, CE, DF, ES, GO‍, MA, MT, MS, MG, PA, PB, PR, PE, PI, RJ, RN, RS, RO, RR, SC, SP, SE, TO

+ Agenda do Concurso

05/09/2008 Divulgação do Resultado Adicionar no Google Agenda

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.