Profissional encontra campo de trabalho em indústrias de fabricação de produtos de cerâmica para construção, l
Redação
Publicado em 08/02/2008, às 14h03
Profissional encontra campo de trabalho em indústrias de fabricação de produtos de cerâmica para construção, louças, revestimentos, vidros e cerâmica técnica, entre outras. A Escola Senai Mario Amato, em São Bernardo do Campo, no ABC paulista, é a única instituição a ministrar curso de nível técnico nessa área
O profissional formado em nível técnico na área de Cerâmica é encarregado de planejar, coordenar, orientar, supervisionar e controlar ações relacionadas a todas as etapas de produção de produtos de cerâmica, vidros, argamassas, corantes e fritas, cimento e tintas em plantas industriais e em laboratórios de análise e pesquisa de empresas e institutos. Para tanto, utiliza-se de máquinas, equipamentos, instrumentos, matérias-primas e insumos, aplicando conhecimentos tecnológicos e recursos de informática.
Ele também realiza estudos para o desenvolvimento e aperfeiçoamento de produtos cerâmicos, em conjunto com profissionais de formação científica e ou tecnológica. “O Técnico em Cerâmica pode atuar em plantas industriais (fabricação de produtos de cerâmica para construção, louças, revestimentos, vidros e cerâmica técnica, entre outros), laboratórios de ensaios em matérias-primas e produto acabado e institutos de pesquisa”, explica Carlos Augusto Xavier Santos, coordenador do curso técnico em Cerâmica da Escola Senai Mario Amato, em São Bernardo do Campo, no ABC paulista.
Curso
LEIA TAMBÉM
Segundo explica o educador do Senai, o curso ministrado naquela instituição tem carga horária de 1.200 horas e mais 400 horas de estágio supervisionado. O curso tem duração de um ano e é desenvolvido em período integral, das 8h15min às 16 horas. “A única instituição que desenvolve este curso é a Escola Senai Mario Amato, em São Bernardo do Campo”, ressalta Santos.
As disciplinas ministradas na referida unidade são:
• Tecnologia Cerâmica;
• Ensaios Cerâmicos;
• Processo de Fabricação;
• Ensaios Químicos;
• Tecnologia de Materiais;
• Projetos;
• Geologia e Mineralogia;
• Relações Humanas;
• Técnicas de Redação em Língua Portuguesa;
• Logística;
• Gestão Ambiental;
• Gestão da Qualidade;
• Desenho Técnico;
• CAD - Desenho Assistido por Computador.
“O candidato a essa profissão deve ter facilidade para a área de Exatas, fundamentalmente em Química e Física”, afirma o professor.
Mercado
O mercado da construção civil está aquecido, o que reflete em aumento da demanda por Técnicos em Cerâmica. De acordo com o coordenador do Senai, a maior procura por estes profissionais está no Interior de São Paulo. “Isso ocorre porque lá é que estão os grandes pólos cerâmicos”, explica Santos.
O educador aponta a área de cerâmica vermelha como aquela com maior crescimento, segundo ele, impulsionada pelos investimentos no setor. “A indústria de revestimentos cerâmicos brasileira é uma das principais produtoras no mundo. O setor de embalagens de vidro também absorve os profissionais formados na área”, acrescenta.
Como ingressar
na profissão
Para o coordenador do Senai, a melhor forma de ingressar no mercado é por meio da realização de estágio curricular. “A formação que a nossa escola dá é generalista e é no estágio que o aluno se especializa em uma determinada área. Muitas empresas encaminham funcionários para estágios na Alemanha, Itália e Espanha, onde há forte tecnologia para o setor”, ressalta Santos.
“As empresas [no Brasil] pagam em torno de R$ 800,00 para um estagiário. Ao ser contratado [como profissional], o salário vai depender do porte da empresa e da função onde for alocado”, completa Santos.
Onde estudar
Instituição: Escola Senai Mario Amato: av. José Odorizzi, 1.555 - Assunção - São Bernardo do Campo/SP – tel.: (11) 4109-9499 / e-mail: senaimarioamato@sp.senai.br.
Como ingressar: aqueles que pretendem ingressar nos cursos técnicos gratuitos do Senai-SP, incluindo Cerâmica, devem comprovar a conclusão do ensino médio, além de obter aprovação em processo seletivo realizado pela instituição. O próximo terá inscrições de 24 de março a 4 de abril.
Rogerio Jovaneli/SP
Profissões e Cursos
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição:
Não definido
Cargos:
Não definido
Áreas de Atuação:
Não definido
Faixa de salário:
Organizadora: www.dinamicaconsultoria.com.br
Mais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.