MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Técnico de Cerâmica

Profissional encontra campo de trabalho em indústrias de fabricação de produtos de cerâmica para construção, l

Redação
Publicado em 08/02/2008, às 14h03

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Profissional encontra campo de trabalho em indústrias de fabricação de produtos de cerâmica para construção, louças, revestimentos, vidros e cerâmica técnica, entre outras. A Escola Senai Mario Amato, em São Bernardo do Campo, no ABC paulista, é a única instituição a ministrar curso de nível técnico nessa área

O profissional formado em nível técnico na área de Cerâmica é encarregado de planejar, coordenar, orientar, supervisionar e controlar ações relacionadas a todas as etapas de produção de produtos de cerâmica, vidros, argamassas, corantes e fritas, cimento e tintas em plantas industriais e em laboratórios de análise e pesquisa de empresas e institutos. Para tanto, utiliza-se de máquinas, equipamentos, instrumentos, matérias-primas e insumos, aplicando conhecimentos tecnológicos e recursos de informática.


Ele também realiza estudos para o desenvolvimento e aperfeiçoamento de produtos cerâmicos, em conjunto com profissionais de formação científica e ou tecnológica. “O Técnico em Cerâmica pode atuar em plantas industriais (fabricação de produtos de cerâmica para construção, louças, revestimentos, vidros e cerâmica técnica, entre outros), laboratórios de ensaios em matérias-primas e produto acabado e institutos de pesquisa”, explica Carlos Augusto Xavier Santos, coordenador do curso técnico em Cerâmica da Escola Senai Mario Amato, em São Bernardo do Campo, no ABC paulista.

Curso

Segundo explica o educador do Senai, o curso ministrado naquela instituição tem carga horária de 1.200 horas e mais 400 horas de estágio supervisionado. O curso tem duração de um ano e é desenvolvido em período integral, das 8h15min às 16 horas. “A única instituição que desenvolve este curso é a Escola Senai Mario Amato, em São Bernardo do Campo”, ressalta Santos.

As disciplinas ministradas na referida unidade são:


• Tecnologia Cerâmica;

• Ensaios Cerâmicos;

• Processo de Fabricação;

• Ensaios Químicos;

• Tecnologia de Materiais;

• Projetos;

• Geologia e Mineralogia;

• Relações Humanas;

• Técnicas de Redação em Língua Portuguesa;

• Logística;

• Gestão Ambiental;

• Gestão da Qualidade;

• Desenho Técnico;

• CAD - Desenho Assistido por Computador.

“O candidato a essa profissão deve ter facilidade para a área de Exatas, fundamentalmente em Química e Física”, afirma o professor.

Mercado

O mercado da construção civil está aquecido, o que reflete em aumento da demanda por Técnicos em Cerâmica. De acordo com o coordenador do Senai, a maior procura por estes profissionais está no Interior de São Paulo. “Isso ocorre porque lá é que estão os grandes pólos cerâmicos”, explica Santos.


O educador aponta a área de cerâmica vermelha como aquela com maior crescimento, segundo ele, impulsionada pelos investimentos no setor. “A indústria de revestimentos cerâmicos brasileira é uma das principais produtoras no mundo. O setor de embalagens de vidro também absorve os profissionais formados na área”, acrescenta.

Como ingressar

na profissão

Para o coordenador do Senai, a melhor forma de ingressar no mercado é por meio da realização de estágio curricular. “A formação que a nossa escola dá é generalista e é no estágio que o aluno se especializa em uma determinada área. Muitas empresas encaminham funcionários para estágios na Alemanha, Itália e Espanha, onde há forte tecnologia para o setor”, ressalta Santos.


“As empresas [no Brasil] pagam em torno de R$ 800,00 para um estagiário. Ao ser contratado [como profissional], o salário vai depender do porte da empresa e da função onde for alocado”, completa Santos.

Onde estudar

Instituição: Escola Senai Mario Amato: av. José Odorizzi, 1.555 - Assunção - São Bernardo do Campo/SP – tel.: (11) 4109-9499 / e-mail: senaimarioamato@sp.senai.br.

Como ingressar: aqueles que pretendem ingressar nos cursos técnicos gratuitos do Senai-SP, incluindo Cerâmica, devem comprovar a conclusão do ensino médio, além de obter aprovação em processo seletivo realizado pela instituição. O próximo terá inscrições de 24 de março a 4 de abril.

Rogerio Jovaneli/SP

Siga o JC Concursos no Google News

+ Resumo do Concurso Profissões e Cursos

Profissões e Cursos
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Não definido
Escolaridade: Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino Superior
Faixa de salário:
Organizadora: www.dinamicaconsultoria.com.br

+ Agenda do Concurso

07/02/2009 Divulgação do Resultado Adicionar no Google Agenda

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.