MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

TÉCNICO EM MANUTENÇÃO AERONÁUTICA

Em nome da segurança

Redação
Publicado em 29/01/2007, às 13h02

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O Técnico em Manutenção Aeronáutica é o profissional que monta, desmonta, instala e executa manutenção em estruturas, motores, hélices, sistemas de combustível, hidráulicos e pneumáticos, de trem de pouso, de proteção contra fogo, de oxigênio, de ar condicionado e pressurização, elétricos e eletrônicos em aeronaves. É encarregado de interpretar documentação e instruções técnicas, em português e em inglês, bem como do ensaio de sistemas, componentes e equipamentos.

Em seu trabalho, utiliza-se da informática para o controle de procedimentos e de operações. “É responsável direto pela execução do serviço de manutenção, inspeção e reparo previsto pelas normas técnicas elaboradas pelas empresas fabricantes das aeronaves. Ele pode trabalhar na área da indústria, em empresas como Embraer, Helibras, Rolls Royce, entre outras; na área de transporte de passageiros, em companhias aéreas; empresas de carga aérea; ou, ainda, poderá trabalhar em empresas de táxi aéreo e manutenção”, afirma José Gonçalves dos Santos, coordenador do curso técnico em Manutenção Aeronáutica da ETE Alberto Santos Dumont, no Guarujá (Litoral/SP).

CURSO

Segundo o coordenador, o curso citado tem duração de dois anos, dividido em quatro módulos. “O primeiro é composto por disciplinas básicas, conhecimento aeronáutico e teoria de vôo. Já o segundo módulo conta com matérias da habilitação de Célula, onde o aluno irá aprender sistemas pneumático e hidráulico, estrutura e reparos em aeronaves, materiais de aviação. No terceiro, o estudante se deparará com matérias de habilitação em grupo motopropulsor, passando a conhecer o funcionamento de um motor convencional ou turbojato, hélice e controle técnico de manutenção etc. O último módulo é composto por disciplinas que envolvem habilitação aviônica, onde o aluno aprenderá eletrônica analógica e digital, informática, instrumentação e gerenciamento da qualidade”, explica o educador.

A parte prática do curso ministrado pela ETE Alberto Santos Dumont é dividida em aulas ministradas no laboratório de informática, célula, grupo motopropulsor e aviônica. “Os alunos realizam trabalhos e experiências de Física. Já o estágio supervisionado, previsto a partir do segundo módulo, é realizado no hangar do 1º/11º Grupo de Aviação, sediado na Base Aérea de Santos, no Litoral do Estado”, relata Santos.

PERFIL

Para o coordenador de curso, com a chegada de aeronaves modernas e sofisticadas, o futuro Técnico em Manutenção Aeronáutica deverá ser calmo e seguro no que faz. “Ele executará serviços complexos de manutenção, como reparos e revisões, por isso terá que ter uma formação qualificada para atender às necessidades técnicas”, analisa. E completa: “o candidato a essa carreira deve procurar uma escola de qualidade, fazer cursos extracurriculares, saber manusear manuais técnicos e operar informática. Conhecer inglês técnico também é importante”.

MERCADO

Sobre o mercado, o professor ressalta que a aviação civil encontra-se em um processo de mudanças profundas. “Atualmente, há poucas empresas operando, mas há a previsão de que as companhias invistam na compra de novas aeronaves para completar a malha aérea, o que deve gerar mais opções de emprego. Existe um ditado na aviação que diz que sempre haverá uma vaga para um mecânico qualificado com um bom conhecimento em inglês”, finaliza.

Rogerio Jovaneli
Reportagem/SP

Siga o JC Concursos no Google News

+ Resumo do Concurso Profissões e Cursos

Profissões e Cursos
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Não definido
Escolaridade: Ensino Médio
Faixa de salário:
Estados com Vagas: AC, AL, AP, AM, BA, CE, DF, ES, GO‍, MA, MT, MS, MG, PA, PB, PR, PE, PI, RJ, RN, RS, RO, RR, SC, SP, SE, TO

+ Agenda do Concurso

29/01/2008 Divulgação do Resultado Adicionar no Google Agenda

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.