MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

TÉCNICO EM METALURGIA

Controlando a produção

Redação
Publicado em 29/01/2007, às 09h43

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O Técnico em Metalurgia é o profissional da indústria, responsável por planejar e supervisionar a execução das atividades de caldeiraria, soldagem e de tratamento de estruturas metálicas, de acordo com a programação de produção. Para tanto, ele aplica métodos e processos apropriados, em conformidade com a legislação e as normas referentes ao processo de produção e de qualidade de produtos.

“O Técnico em Metalurgia encontra as melhores oportunidades na indústria metalúrgica, atuando, especialmente, no setor de fundição, de conformação e de tratamento térmico. Exerce atividades de orientação e de acompanhamento de todo o processo da produção, visando à racionalização do trabalho e ao controle de qualidade do produto final”, explica Expedito Jesus Silva, coordenador e professor do curso de Metalurgia da Escola Técnica “Trajano Camargo”, em Limeira, Interior/SP.

Segundo o educador, o trabalho deste profissional é exercido em laboratórios de ensaios, com a função de supervisionar as tarefas de análise química e metalográfica, bem como os ensaios mecânicos e de tratamentos térmicos dos metais. “Ele é responsável pela verificação do enquadramento da matéria-prima aos padrões estabelecidos pelas normas. Distribui o trabalho, compara as análises e resultados, detecta a presença de impurezas e defeitos, enfim, as propriedades mecânicas, químicas, etc. O profissional também faz as especificações de materiais para as diversas aplicações, elabora os procedimentos de soldagem, de tratamento térmico e termoquímico. Atua, também, no setor de projetos de ferramentas e moldes e nas mais diversas pesquisas para aperfeiçoamento do profissional”, completa o professor Expedito.

CURSO

O curso Técnico em Metalurgia, ministrado na ETE Trajano Camargo (www.trajanocamargo.com.br), tem duração de um ano e meio, sendo composto por três módulos de estudos, com 500 horas/aula cada, além de estágio supervisionado de 120 horas.

MERCADO

O Técnico em Metalurgia pode atuar em empresas que fabricam peças em metais não ferrosos e fundidas em ferro e aço pelos processos manual e mecanizado; laminados a quente (chapas, vergalhões para construção civil, etc) e em laboratórios metalúrgicos das indústrias de conformação mecânica, de tratamentos térmicos, de fundição e de usinagem.

“O setor de Metalurgia envolve variados processos de conformação de peças e produtos e, em grande parte, processos metalúrgicos. Trata-se de um mercado de trabalho bastante estável, sempre à procura de profissionais que demonstrem conhecimento, dedicação e zelo pelo que fazem. Há, também, boas oportunidades de estágio”, ressalta o coordenador, que acrescenta: “as maiores dificuldades para quem quiser seguir essa profissão estão no número muito reduzido de escolas que oferecem o curso”.

SITES INDICADOS

Tanto estudantes quanto profissionais da área contam com boas opções de sites. Confira alguns endereços, indicados pelo professor Expedito:

* Associação Brasileira de Metalurgia e Materiais: www.abmbrasil.com.br

* InfoMet: www.infomet.com.br

* Instituto Brasileiro de Siderurgia: www.ibs.org.br

* Revista Metalurgia e Materiais: www.revistametalurgia.com.br/index.php

Rogerio Jovaneli
Reportagem/SP

Siga o JC Concursos no Google News

+ Resumo do Concurso Profissões e Cursos

Profissões e Cursos
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Não definido
Escolaridade: Ensino Médio
Faixa de salário:
Estados com Vagas: AC, AL, AP, AM, BA, CE, DF, ES, GO‍, MA, MT, MS, MG, PA, PB, PR, PE, PI, RJ, RN, RS, RO, RR, SC, SP, SE, TO

+ Agenda do Concurso

29/01/2008 Divulgação do Resultado Adicionar no Google Agenda

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.