MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

VITICULTURA E ENOLOGIA

Todas as fases da produção do vinho...

Redação
Publicado em 29/01/2007, às 12h57

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Considerado extremamente saudável, o hábito de apreciar um bom vinho em doses moderadas ganha cada vez mais adeptos, inclusive aqui no Brasil. No sul do País a prática é mais comum, tanto que nesse Estado, mais precisamente em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, é ministrado um dos dois únicos cursos Superiores de Tecnologia em Viticultura e Enologia do País. A instituição que oferece a modalidade é o Cefet de Bento Gonçalves. Confira, a seguir, entrevista com o educador Jesus Rosemar Borges.

O que faz um profissional de Viticultura e Enologia?
Jesus Rosemar Borges – o Tecnólogo em Viticultura e Enologia atua em toda a cadeia produtiva do vinho, começando pelo estudo do solo a ser implantado um novo parreiral até a comercialização do produto (vinho, espumante, suco, uva in natura, cooler etc) para estabelecimentos comerciais ou para o consumidor final, orientando, inclusive, quanto ao consumo. Então, este profissional desempenha atividades gerais na produção da uva e, depois, na indústria de vinificação, participa desde o recebimento da uva madura, pronta para vinificação, até a expedição do produto engarrafado e rotulado. Além das atividades técnicas, o Tecnólogo poderá atuar nos setores de Marketing, Administração e Comercialização, visto que durante o curso recebe orientações de Economia, Planejamento e Marketing e também nos laboratórios de análises químicas e de qualidade dos produtos. Atualmente, este profissional está sendo requisitado para trabalhar nas redes de supermercados e em restaurantes, para orientar o consumidor final ou o próprio estabelecimento, no que tange à escolha do produto. Há demanda, também, em outras atividades, não menos importantes, como Enoturismo (segmento da atividade turística que se fundamenta na viagem motivada pela apreciação do sabor e aroma dos vinhos e das tradições e tipicidades das localidades que produzem esta bebida), cursos de degustação, importação e exportação.

Do que o estudante precisa gostar para vencer na profissão?
Jesus Rosemar Borges – basicamente, precisa gostar da área de Química e ser bastante detalhista para obter um vinho de qualidade. Além disso, precisa ter uma preocupação redobrada, durante a produção da uva, pois só poderá obter um bom vinho se produzir uma boa uva.

Quais as instituições que oferecem cursos na área?
Jesus Rosemar Borges – atualmente, são só duas instituições públicas que formam profissionais nessa área, que são o Cefet de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, e o Cefet de Petrolina, em Pernambuco.

Como está o mercado de trabalho para profissionais desse segmento?
Jesus Rosemar Borges – devido à expansão da atividade para outras regiões do País, além da Serra Gaúcha, como é o caso do Vale do São Francisco, Sul do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais e São Paulo, a demanda por mão-de-obra especializada tem aumentado, sendo que quase 100% dos profissionais estão atuando diretamente na área Vitivinícola.

Quais são os principais atrativos da área?
Jesus Rosemar Borges – é uma área bastante envolvente. Quem se dedica à elaboração dessa bebida milenar considera não uma técnica, mas uma arte, apreciada pelos consumidores comuns e os mais exigentes. Até mesmo no consumo do vinho existe um ritual, uma mística e uma combinação a ser seguida. Os apreciadores de um bom vinho não se incomodam de pagar caro por uma garrafa do chamado “néctar dos deuses"

Rogério Jovaneli
Reportagem/SP

Siga o JC Concursos no Google News

+ Resumo do Concurso Profissões e Cursos

Profissões e Cursos
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Não definido
Escolaridade: Ensino Médio
Faixa de salário:
Estados com Vagas: AC, AL, AP, AM, BA, CE, DF, ES, GO‍, MA, MT, MS, MG, PA, PB, PR, PE, PI, RJ, RN, RS, RO, RR, SC, SP, SE, TO

+ Agenda do Concurso

29/01/2008 Divulgação do Resultado Adicionar no Google Agenda

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.