MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Anvisa procura por pessoas que estavam no voo de paciente com varíola dos macacos

Órgão está em contato com passageiros do voo de pessoa infectada por varíola dos macacos, a fim de monitorar os casos da doença que segue crescendo no Brasil

Brasil já conta com sete casos da doença por varíola dos macacos | Foto: Dado Ruvic/REUTERS
Brasil já conta com sete casos da doença por varíola dos macacos | Foto: Dado Ruvic/REUTERS

Glícia Lopes* | redacao@jcconcursos.com.br
Publicado em 17/06/2022, às 18h45

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e as secretarias de saúde estadual e municipal do Rio de Janeiro procuram contato com passageiros que estavam no mesmo voo da primeira pessoa da capital que teve confirmada a infecção por varíola dos macacos. O que se sabe até aqui é que aqueles que tiveram contato com a pessoa infectada não apresentaram sintomas da doença.

Em nota, a secretaria lembrou também que não há, por enquanto, outros casos suspeitos de infecção por varíola dos macacos na cidade. Por outro lado, o Brasil já conta com sete casos da doença, distribuídos entre os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. O sétimo caso foi notificado hoje (17) pelo Ministério da Saúde. A pessoa é do estado do Rio Grande do Sul.

+++ Cresce número de casos de varíola dos macacos no Brasil; saiba como se proteger

Na nota, a secretaria também ressaltou que a propagação da doença ocorre por meio do contato próximo e prolongado com uma pessoa infectada. A principal forma de transmissão é através do contato com fluidos corporais, secreções respiratórias e lesões de pele de uma pessoa infectada.

Para tentar conter a disseminação do vírus, a secretaria frisa a necessidade do uso obrigatório de máscara durante os voos. Medidas que já são adotadas com a pandemia de Covid-19 merecem reforço diante dessa nova onda de enfermidades. É importante também respeitar o distanciamento social, evitando o contato com as lesões na pele provocadas pela varíola dos macacos.

+++ Bianca Andrade relata fase difícil com o puerpério. Entenda o que é este período

*Estagiária sob supervisão da jornalista Mylena Lira

+++ Acompanhe as principais informações sobre Saúde no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.