MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Bloqueio de estradas traz risco de desabastecimento na área da saúde, diz Anvisa

Anvisa monitora risco de desabastecimento na área da saúde por bloqueio de estradas e diz que esta é uma medida para "identificar ameaças e proteger a saúde da população"

Prateleiras de farmácia quase vazias
Prateleiras de farmácia quase vazias - Freepik

Glícia Lopes

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 03/11/2022, às 09h33 - Atualizado às 09h56

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) está preocupada com o risco de desabastecimento na área da saúde. A agência enviou ofício ao ministérios da Saúde, Casa Civil e Justiça nesta quarta-feira (2) informando que está monitorando a possibilidade da falta de suprimentos de saúde devido ao bloqueio de estradas provocado por manifestações antidemocráticas contra o resultado das eleições 2022.

Desde domingo, 30 de outubro, após o resultado da votação, apoiadores do atual presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), derrotado após tentativa de reeleição, estão bloqueando estradas do Brasil em protesto contra o resultado das urnas que elegeu Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como o próximo presidente.

Segundo a nota enviada pela Anvisa, esta é "uma medida que vem no escopo da missão da agência de identificar ameaças e proteger a saúde da população”. Além dos ministérios mencionados, foram comunicados pela Agência o Ministério Público Federal, o Supremo Tribunal Federal, o Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Saúde (CONASS) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS)

+++ Eleições 2022 e saúde mental: como nosso cérebro está processando tudo isso?

Bloqueio de estradas e “cenário sanitário ainda com incertezas”

O ofício enviado pelo diretor-presidente da Anvisa, Antônio Barra Torres, carrega o tema: “mapeamento de risco de desabastecimento da cadeia de suprimentos de medicamentos e vacinas”. O diretor da Anvisa solicitou ainda ao ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, “especial atenção, a fim de que se possa manter e garantir o livre acesso da população à insumos de saúde”.

Para a Anvisa, já existe a preocupação do risco de desabastecimento que pode impactar o fornecimento de suprimentos de saúde, caso a transportação dos produtos continue impedida ou irregular devido às manifestações antidemocráticas. Para evitar o risco, é necessário o imediato restabelecimento do transporte, afirma a Agência.

O órgão apontou ainda um “cenário sanitário ainda com incertezas”, já que diversas enfermidades estão desafiando o país, gerando a necessidade de medidas efetivas. Devido a isso, a Anvisa afirmou que é imprescindível “assegurar o ir e vir de pessoas e cargas, como fator sustentador de uma oferta constante e fluida de produtos e serviços de saúde”.

+++ Combinação de remédios pode combater o câncer de mama; veja qual

PNAB e o SUS: importância, diretrizes e muito mais

A Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) se estabelece pela soma de atores (movimentos sociais, profissionais da saúde, usuários e gestores das três esferas de governo) que contribuem para a consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS). No artigo PNAB e o SUS: importância, diretrizes e muito mais, do Blog da Medcel você fica por dentro do assunto para estudar para a prova de Residência. Lá você também confere tudo sobre a área médica, como concursos, especialidades, títulos e notícias sobre a categoria. Aproveite!

*com informações do Estadão

+++ Acompanhe as principais informações sobre Saúde no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.