O incentivo visa a permanência dos médicos temporários na rede pública de saúde. Veja quem deve ser beneficiado
Glícia Lopes* | redacao@jcconcursos.com.br
Publicado em 05/07/2022, às 21h27
Na última quarta-feira (29), foi aprovado em sessão ordinária na Câmara Legislativa do Distrito Federal o Projeto de Lei nº 2873, de 2022, que visa gratificações à classe de médicos temporários da rede pública de saúde do Distrito Federal. Cerca de 251 profissionais da categoria receberão o reajuste de 25% sobre o salário.
A medida tem como objetivo incentivar esses profissionais a permanecerem na rede pública, bem como estimular a categoria a optar pela posse dos cargos, quando aprovados em concursos. Segundo o subsecretário de Gestão de Pessoas, Evillásio Ramos, "tem acontecido muito de elaborar edital para 100 vagas; os profissionais serem aprovados, mas no final, nem mesmo um terço se apresenta para tomar posse".
A secretária de Saúde do DF, Lucilene Florêncio, explica que "esse profissional não tem vínculo com o governo. Assim quando encontra um emprego em que pode receber mais, é normal que saia daquele serviço. Estamos criando condições para que o cargo público de médico temporário seja também competitivo e assim fortalecer a rede".
+++ Quais são os profissionais mais bem pagos da medicina? Confira!
LEIA TAMBÉM
Atualmente, os médicos temporários sofrem uma desvantagem em comparação aos servidores efetivos da rede pública de saúde e comparado ao mercado de trabalho. Evilásio Ramos explica que a defasagem na remuneração dessa categoria desestimula a permanência nos cargos. Com a medida, pretendem atrair mais candidatos para os concursos, bem como estimular a nomeação nos certames.
A boa notícia é que os médicos temporários do DF, que atuam em qualquer especialidade, vão receber a gratificação de 25% sobre o vencimento. Além disso, a Secretaria de Saúde do DF está preparando um novo edital de processo seletivo, visando contemplar mais 70 vagas para médicos temporários.
As vagas destinadas ao concurso serão distribuídas da seguinte forma:
As 30 vagas para médico da família e comunidade correspondem à atuação em 40 horas semanais. Já as demais vagas visam preencher quadro para atuação em 20 horas semanais. A previsão para o certame é de que ocorra no segundo semestre deste ano.
+++ Acompanhe as principais informações sobre Saúde no JC Concursos
Siga o JC Concursos no Google NewsMais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.